TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao

Dissertações: Introduçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

De acordo com a Resolução Nº 1/2006 CNE/CP, de 15/05/06, do Parecer nº 3/2006 CNE/CP de 21/02/2006 e do Parecer nº 5/2005 CNE/CP de 13/12/2005 e do Projeto do curso de Pedagogia, o estágio curricular supervisionado II terá a duração mínima de 60h.

Os cursistas serão orientados em atividades de planejamento, execução e avaliação de atividades, aprofundando os conteúdos estudados durante os módulos do curso.

Especificamente no estágio supervisionado II os cursistas darão ênfase à significância e utilidade dos conhecimentos que fazem parte dos espaços não escolares e também dos espaços lúdicos denominados Brinquedotecas.

Realizarão observações, participações e atuações em instituições não escolares fundamentados por projetos didáticos pedagógicos.

Cabe aos cursistas respeitar as atribuições, direitos e deveres estabelecidos no Regulamento de Estágio e aos professores do INSEP a orientação, supervisão e acompanhamento das atividades realizadas.

EMENTA: Observação, participação e atuação em espaços não escolares e espaços lúdicos. Planejamento, organização, construção e aplicação de projetos didáticos avaliando sua adequação prática. Elaboração de relatórios, realização de intervenções e orientações durante dinâmica de jogos, brinquedos e brincadeiras.

2 OBJETIVOS

Geral

Oferecer oportunidades de observação, participação e atuação em espaços não escolares e espaços lúdicos.

Específicos

Desenvolver habilidades de observação, participação e análise das situações reais das funções do pedagogo.

Construir um projeto didático e aplicá-lo na prática em instituições e posterior avaliação dos resultados alcançados.

Estabelecer vínculos com indivíduos, em espaços não escolares e lúdicos, reconhecendo a importância do brincar para o desenvolvimento do ser humano.

Participar do funcionamento das Brinquedotecas, identificando sua especificidade, sua organização e importância.

3 ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

O estágio curricular supervisionado II é composto de três momentos:

O primeiro compreende os estudos teóricos que sustentarão as práticas de observação, participação e construção do projeto didático com presença obrigatória dos acadêmicos, conforme horário estabelecido pelo INSEP. Estes estudos serão realizados nos encontros presenciais, e também pelo estagiário individualmente, para enriquecimento da fundamentação teórica do dossiê final.

O segundo momento refere-se a execução das observações em instituições não escolares e espaços lúdicos marcando o início das atividades práticas.

No terceiro momento, os estagiários participarão da dinâmica de funcionamento da Brinquedoteca/ ou espaços lúdicos e serão responsáveis pela aplicação do projeto didático, atuando em uma instituição não escolar onde se faz necessário a presença do pedagogo, como em entidades que assistem às crianças, jovens e adultos.

O Estágio Supervisionado II não prevê dispensa de carga horária por se tratar da execução de atividades em espaços não escolares, atendendo a novas diretrizes do curso de Pedagogia.

O processo de avaliação ocorrerá mediante a análise contínua das atividades realizadas pelo cursista, tais como: planejamento, elaboração de projetos didáticos, participação nas pesquisas, mini-cursos, seminários, oficinas pedagógicas, visitas às instituições, observação do desempenho no campo de estágio, análise das anotações, relatórios, fichamentos, ficha de auto-avaliação e outros dados coletados durante o desenvolvimento da carga horária do semestre, de acordo com as normas do regulamento.

O Estágio Supervisionado II não tem 2ª e 3ª oportunidade de avaliação, pois o mesmo é desenvolvido durante todo o semestre.

Estágio Supervisionado II não tem dispensa, pois o mesmo é realizado em ambientes não escolares (Resolução nº 01, de 15/05/06 – Art. 8º, inciso IV).

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com