TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isso Ai

Exames: Isso Ai. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Leia a notícia abaixo sobre os lucros da empresa Gerdau publicada no Estadão.com.br (http://economia.estadao.com.br/noticias/not_30393.htm) em 5 de Agosto de 2010 sob o título “Gerdau tem lucro acima do esperado,amplia investimento”

“SÃO PAULO (Reuters) - A Gerdau encerrou o segundo trimestre com lucro líquido acima do esperado pelo mercado, com salto nas vendas e melhora do desempenho dos negócios do grupo no exterior e com aços especiais ante a fraca base de comparação de 2009.

A companhia, maior produtora de aços longos das Américas, está observando uma "franca recuperação" das atividades no Brasil e no exterior e elevou seu plano de investimento para o período de 2010 a 2014 de 9,5 bilhões para 11 bilhões de reais, dos quais 80 por cento serão aplicados no Brasil.

"No Brasil, recentemente, apareceram alguns sinais de queda na atividade, talvez em virtude da Copa, mas a gente já vê uma recuperação. O país deve ter um ano muito bom", disse o presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, em teleconferência com jornalistas.”

Para a empresa Gerdau identificar a parcela do faturamento da empresa que representa seu lucro é necessário identificar, primeiro, a parcela desse faturamento que foi direcionado aos pagamentos de todos os custos, principalmente aqueles relacionados a produção. Um indicador que funciona como “divisor de águas” nesse contexto é o ponto de equilíbrio ou break-even point. Identifique entre as alternativas abaixo aquela que, conceitualmente, representa uma explicação à definição de ponto de equilíbrio.

Resposta Selecionada:

Corretad. O volume (quantidade) mínimo que a empresa deve vender para não ter prejuízo.

Resposta Correta:

Corretad. O volume (quantidade) mínimo que a empresa deve vender para não ter prejuízo.

Feedback da resposta:

Ao vender um mínimo necessário para cobrir os custos de produção a empresa honra seus compromissos com fornecedores, colaboradores e demais públicos envolvidos na fase da produção e a partir desse volume os resultados das vendas representarão lucro ao empresário.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

As crises econômicas mundiais afetam o desempenho econômico das empresas e a vida dos indivíduos de uma sociedade. Imagine que a economia brasileira entre em crise e o custo da mão de obra dos operários caia 50%, sendo que se espera que venha a permanecer em tal nível por um longo tempo. Agora relacionando essa suposição aos conceitos estudados na teoria da firma (custos, produção e estruturas de mercado) identifique qual das alternativas apresenta apenas afirmações corretas:

I. A redução dos custos de mão de obra provocará uma redução nos custos fixos das empresas dessa economia;

II. A redução dos custos de mão de obra provocará uma redução nos custos variáveis das empresas dessa economia;

III. A redução dos custos de mão de obra provocará uma redução do Custo Variável Médio das empresas dessa economia;

IV. A redução dos custos de mão de obra provocará uma redução do Custo Fixo Médio das empresas dessa economia.

Resposta Selecionada:

Corretac. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Resposta Correta:

Corretac. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Feedback da resposta:

Custos variáveis: soma dos custos associados à utilização dos fatores de produção variáveis (ex. salários dos trabalhadores, compra de matérias-primas etc). Estes custos variam de acordo com o volume de produção (para produzir mais unidades, é necessário adquirir mais matéria-prima e, portanto, maior será este tipo de custo). Se nada for produzido, o custo variável será zero e aumentará à medida que a produção aumentar.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A decisão de um empresário em investir na construção de uma empresa passa por questionamentos sobre o volume de capital necessário à essa empresa e por análise de gastos que serão realizados para a produção de uma quantidade de produtos a qual financiará o investimento realizado. Esse financiamento acontecerá no instante em que todos os produtos produzidos forem vendidos e a lucratividade retornar ao capitalista/empresário. Assim, ao decidir construir uma empresa o empresário é impelido a tomar decisões sobre contratação de funcionários, matéria prima, entre outros. A função produção tem como característica ser uma ferramenta de auxílio ao empresário com objetivo de quantificar as variáveis relacionadas à produção e proporcionar informações mais concretas para a tomada de decisão. Contudo é possível afirmar que a função produção relaciona:

Resposta Selecionada:

Corretac. Insumos com produção.

Resposta Correta:

Corretac. Insumos com produção.

Feedback da resposta:

A relação entre os insumos de produção e a quantidade produzida na função produção oferece uma informação ao empresário de quanto de cada insumo ele necessitará para produzir uma determinada quantidade de produtos. A variação na quantidade de insumos implicará uma variação na quantidade produzida. Isto é, produzir mais é adquirir mais insumos de produção. O padeiro não conseguiria produzir mais pão se não tiver mais farinha de trigo, numa condição de curto prazo.

Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

A crise econômica de 2008 influenciou a atividade econômica em todos os setores, mas para o setor automobilístico que produz em larga escala um produto que ocupa espaço no estoque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com