TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JANAINA DA CONCEICAO PERES

Ensaios: JANAINA DA CONCEICAO PERES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

ATPS ATPS DE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA

Nome e RA: Janaina da C. Peres ----294238

Benedita L. Machado--289368

TUTOR :LUCIANA QUIMARÃES

TUTOR PRESENCIAL: GILCIMAR DE ALMEIDA FREITAS

INTRODUÇÃO

Faremos a análise demonstrada neste trabalho é qualitativa, tendo em vista que é fruto da apreciação da arte cinematográfica “Amor sem escalas” o que não acarretará em prejuízos no caráter científico já que serão abordados valores não quantificáveis.

Após apreciação do filme foi feito levantamento bibliográfico sobre práticas de gestão de pessoas contemporâneas. O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância da ética na administração das empresas. E Através deste trabalho conheceremos alguns pontos importantes tais como, o porquê das administrações de empresas precisam buscar mais conhecimentos em suas áreas específicas, o porquê de que forma o pensamento crítico poderá ser útil na resolução de problemas nas empresas, e qual é a importância da ética na administração das empresas em geral.

No decorrer do trabalho também veremos quão grande é a importância do administrador agir com ética para transmitir seus pensamentos, de forma clara e inteligente para que todos possam entender o seu recado com coerência e precisão.Portanto também veremos que o conhecimento da ética serve de fundamento básico para um administrador ter total êxito em seu âmbito profissional. Mostraremos a finalidade de assegurar uma conduta ética no ambiente corporativo, um número crescente de empresas brasileiras que têm adotado um código de ética, para estabelecer um princípio de regras de conduta a serem observados pelos membros desta organização em suas relações internas e externas e o que fazem em caso de dúvida sobre seus preceitos, providências que os funcionários deverão adotar no caso de tomarem conhecimento de uma infração ética.

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

Podemos descrever a ética e a administração, diante do atual cenário econômico em que vivemos, é indispensável à gestão dos processos e rotinas de uma organização envolvida pelo conhecimento e a experiência das pessoas. As organizações precisam direcionar os seus esforços na aquisição, organização e disseminação do conhecimento para continuarem no mercado e apresentarem vantagens competitivas de forma que o conhecimento do profissional seja amplo e capaz de resolver os problemas tratando-os de forma correta e dentro dos padrões éticos. Para se ter uma boa administração, é necessário que a ética esteja presente em todas as nossas atitudes como profissionais.

Podemos então estabelecer que a prática da ética nas organizações requer muitaconvicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões. É muito importante conhecer a ética na administração de empresas, porque é através dela que agiremos de forma coerente. Além do modo ético de agir, devemos conhecer as formas não éticas de agir nas organizações, como em nossas vidas em geral. Então você pode fazer afirmações que não são verdadeiras, superestimar circunstâncias e situações, pois reter informações que deveriam ser compartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse, contar meias-verdades que redundam em mentiras dissimuladas com aparência de verdade.

Segundo Moreira (1999, p.28, apud, Ouvires, 2006, p3), ética é "o comportamento da empresa entendida lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade".

Portanto entendemos que conhecer a ética é fundamental para uma administração completa. Em nossa opinião, ética está ligada a atitude e relacionada com a aceitação pelo outro, de determinadas ações praticadas por um indivíduo ou grupos de indivíduos.

O Código de ética é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa. Que serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quaisinterage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas e na que se dirige e que encontre respaldo na alta administração da empresa, que tanto quanto o último empregado contratado tem a responsabilidade de vivencia-lo.

Para definir sua ética, sua forma de atuar no mercado, cada empresa precisa saber o que deseja fazer e o que espera de cada um dos funcionários. Então que todas as empresas, assim como as pessoas têm características próprias e singulares. Por essa razão os códigos de ética devem ser concebidos por cada empresa que deseja dispor desse instrumento. E Códigos de ética de outras empresas podem servir de referência para se seguir a ética, mas não servem para expressar a vontade e a cultura da empresa, porque toda empresa e individual e única e necessita de uma administração ampla, organizada para que possa implantá-la de forma geral. O próprio processo de implantação do código de ética cria um mecanismo de sensibilização de todos os interessados, pela reflexão e troca de idéias que supõe.

Mas como podemos inserir consciência ética nas empresas num país como o nosso Brasil? Onde um país com seus históricos de desigualdade social, onde uma maioria não tem acesso a educação de qualidade e de não valorização de nosso professores. Um país marcado pela discriminação social e cultural. Podemos dizer que não é uma tarefa muito fácil, mas também não éuma tarefa impossível. Pois requer um grau de planejamento e esforço maior dos líderes, que devem aplicar ações que estimulem a integração dos funcionários, como organizar pequenas palestras com recursos audiovisuais de contexto simples, para atingir todos os níveis sociais e culturais inseridos na empresa, colocar informações importantes em lugares estratégicos do ambiente de trabalho, de forma que todos tenham acesso as informações, disponibilizar caixas de sugestões e proporcionar cursos de especialização para quem deseja se destacar na sua função e valorização de seus respectivos funcionários. Podemos concluir que uma empresa que possui conduta ética verdadeiramente é aquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com