TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Janieide

Tese: Janieide. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 12

Relatório cientifico:

Tendo como objetivo a contribuição para a contribuição de uma ordem social, politica e econômica e menos desigual que a atual, Reconhecendo nos determinantes estruturais e nas dificuldades das realidades sociais, os limites e as possibilidades do trabalho prisional, rebelando-se contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente.

O perfil do bacharel em serviço social, atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de politicas sociais empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais , È dotado de formação intelectual generalista critica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto de relações sociais e no mercado de trabalho, profissional comprometido com os valores e princípios norteados do código de Ética do serviço social.

O Estado que é o representante de uma ordem social determinada, necessita da prática profissional do Assistente Social, para relativização da problemática social gerada pela sociedade capitalista, e para controlar ou canalizar os conflitos emergentes. Deixando a visão de que a desigualdade social é um fator natural.

Naturalmente não podemos apelar para uma fórmula mágica que cura todos os male da humanidade, entrando no idealismo inútil. Mas assumindo como direito inalienável da população explorada, a busca e a garantia da politica social, de forma organizada e planejada. Não confundindo o assistência, nem deixando a demagogia tomar conta e ofuscar a realidade

.O assistente social é um profissional habilitado para identificar e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, e segurança entre outras áreas, planejando e executando politicas comunitária, podendo também atuar diretamente com os indevido e famílias, grupos empresas e comunidades, Diante disto, esta análise visa buscar de forma abrangente e tendo como objetivo considerar as forças sociais que inspiraram as iniciativas do movimentos de reconceituação do serviço ocial e toda sua problemática dentro de um contexto social.

È necessário que se revejam os conceitos básicos da sociologia e a importância dos mesmo para a compreensão da historia cotidiana, para isso vamos voltar um pouco á historia para obter uma melhor compreensão de todo esse processo histórico.

A profissão do serviço social se firma no brasil, mas este trabalho favorece a classe burguesa numa sociedade onde impera o capitalismo fazendo com que surjam pessoas que possam trabalhar a favor das classes dominantes para que a classe memos favorecida sinta-se amparada.

Com o profissional de serviço social e aquele que faz caridade.

O general João Batista Figueiredo que decretou a lei da” Anistia e consolidou esta abertura politica com a redemocratização.

É imprescindível lembra que neste mesmo período iniciou-se a articulação do movimento de reconceituação do serviço social na américa latina, exibindo fundamentalmente a longa insatisfação dos profissionais que se conscientizavam de suas limitações teóricas – instrumentais como politico ideológicas e institui-se uma perspectiva de mudanças social, devido á conscientização da exploração, opressão e dominação, tendo, este histórico do regime militar pautando-se na doutrina de segurança nacional e desenvolvimento, no antimarxismo e no pensamento católico conservador.

O serviço social latino-americano é sensibilizado pelos desafios da pratica social. Suas resposta mais significativa se consubstancia na mais amplas revisão já ocorrida na trajetória dessa profissão que tem aproximadamente seis décadas de existência.

Essa resposta é o movimento de reconceituação. Esse perfilou-se como um movimento de denúncia de autocritica e de questionamentos societários-que tinha como contra face um processo seletivo de busca da criação de novas formas de sociabilidade a partir do próprio protagonismo dos sujeitos coletivos” O Brasil desempenhou, ao lado da Argentina, Chile e Uruguai, um papel de destaque na articulação das inquietudes profissionais do continente. Sedia em porto Alegre, em 1965, o I Seminário Regional Latino Americano de Serviço Social tido por analistas, como o marco inicial do movimento de reconceituaçao no continente” (Iamanoto,2001,)A circunstancia da sociedade brasileira neste período de regime militar e apresentação da politica social rementem o serviço social a assumir uma com tendências modernizadoras, visando ações profissionais modernas e assim com essa mudança de postura da pratica do serviço social foi marcado o movimento inicial do movimento de reconceituação do serviço social no Brasil e posteriormente a renovação do serviço social este processo de renovação assume três pontos que norteia: perspectiva modernizador, perspectiva de reatualização do conservadorismo e Perspectiva da ruptura. Neste quesito os assistentes sociais começam a desenvolver um intenso processo de discussões internas na busca de um novo perfil profissional e de uma identidade com as classes trabalhadoras já que a formação profissional do assistente social é pautada pela coordenação, a administração a capacitação profissional para atuação a nível de micro e participação em equipes Inter profissionais , sendo isso conceitos fundamentais para a formação do que trataram da teorização do serviço social , a assistência social passou a ser empregada de forma a administrar a miséria social , evitando o aprofunda mento da questão social , estendendo , assim as bases do governo podendo ter um domínio no setor popular mais marginalizado , com isso pretendia -se exaurir e imobilizar a organização e resistência desse grupo em quanto classes e foi com essa ideologia que os profissionais romperam e assim deixaram de ser meros executores . [...] o eixo de debate brasileiro, até meados dos anos 70, diferencia-se radicalmente das temáticas polarizadoras da reconceituação na maioria dos países latino-americanos. Desta forma o enfretamento como herança da reconceituação vai dar-se tardiamente no brasil , no bojo da crise da ditadura, quando o próprio revigoramento da sociedade civil faz com que se rompam as amarras do silencio e do alheamento político forçado a qual foi submetida a maioria da população no cenário ditatorial. (iamoto, 2001, p. 215).

Conclui-se que no período de ditadura militar surgiu a necessidade de reconceituação do serviço social que se constituiu em um esforço para desenvolvimento da proposta de ação profissional condizente com as especificidades do contexto latino-americano, ao mesmo tempo em que se configurou com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com