TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Judô

Tese: Judô. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 9

IDENTIFICAÇÃO

Nome: ASSOCIAÇÃO KAISEN DE JUDÔ

Endereço: ?

Lajedo/PE – CEP: 55385-000

Telefone: (00) 0000-0000

E-mail: cite@fundato.org.br

Funcionamento: 2ª a 6ª feiras das 8h00 às17h00

Responsável pelo Projeto:Fernanda Estefani

JUDÔ – CAMINHO SUAVE PARA CIDADANIA

O Judô…

Para os que praticam, um esporte,

Para os que ensinam, uma paixão,

Para os que lutam, um trabalho,

Para os judocas, sua vida...

1- APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A priori, este projeto tem como principal foco, incentivar o jovem à prática esportiva, neste caso a prática do JUDÔ, associando-a ao meio escolar. Seguindo, estaríamos desenvolvendo aulas de judô com as crianças e adolescentes inseridos na Rede Municipal de Ensino, mas precisamente no Ensino Fundamental, baseando-se na premissa de que para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano. “A luta pelo ponto completo”, como é conhecido, significa que esta prática é além de um desporto de defesa pessoal, oferece aos seus praticantes a possibilidade de superarem as suas próprias limitações físicas, mentais e espirituais.

“Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência”. – Jigoro Kano.

2- JUSTIFICATIVA

O estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado no ano de 1882 por um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano, que fundou o Instituto Kodokan. No Brasil um fator decisivo na escalada do Judô foi à chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Na atualidade é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico, e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos. No fundo, este confronto desportivo entre dois judocas (nome dado aos praticantes do judô), recorre à “não resistência” para controlar, desequilibrar e vencer o adversário com um esforço mínimo. Ao contrário do “jujutsu”, onde o objetivo primordial de qualquer combate era vencer, o judô é, em primeiro lugar, uma atividade física com um forte componente educativa, racional, objetiva e eficaz. O uso da inteligência é estimulado, principalmente no sentido de um judoca utilizar a própria força e peso do seu oponente contra ele. “O judô é a arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual e a vitória representa um fortalecimento espiritual” - Nas palavras do Mestre Jigoro Kano.

A primeira qualidade, condições física, é obtida pela prática do esporte que exige esforço físico extenuante, de forma ordenada e metódica para proporcionar um corpo forte e saudável. Pois todas as funções corporais tornam-se melhor adaptada pela atividade que promove aumento de força muscular geral, da resistência, da coordenação, da agilidade e do equilíbrio. Devido ao treinamento o indivíduo tende a tomar mais cuidado com a sua saúde, prevenindo doenças, o envolvimento com drogas e condicionando a reagir reflexivamente para evitar acidentes e atos de violência.

A segunda qualidade, espírito de luta, significa que pela prática das técnicas do Judô e pela incorporação dos princípios filosóficos durante os treinamentos, o indivíduo se torna mentalmente, condicionado a proteger seu próprio corpo em circunstâncias difíceis, defendendo-se.

Com o treinamento, adquire autoconfiança e autocontrole, em outras palavras, o Judô é uma arte para a autoproteção total. Por último, e para nós o mais importante dos princípios oferecidos pela prática do Judô, seria a atitude moral autêntica é concebida através do rigor do treinamento, que induz a humildade social, a perseverança, a tolerância, a cooperação, a generosidade, o respeito, a coragem, a compostura e a cortesia. As experiências obtidas durante o treinamento, por tentativa e erro e pela aplicação das regras de luta, impõem mudanças de atitudes, elevando o poder mental da imaginação, redobrando a atenção e a observação e firmando a determinação. Quando falhas do conhecimento social e de moralidade constituem-se em problemas, um método de ensinar a cortesia entre as pessoas e melhorar a atitude social torna-se importante e, por isso, o Judô, desempenha papel relevante nesse contexto, como instrumento de formar e lapidar os verdadeiros caracteres morais do ser humano.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescete (ECA), Capitulo IV, temos: “Art.59. Os municípios com o apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.”

É sabido que a prática do Judô é importante para o desenvolvimento da criança, pois ela estabelece limites através dos princípios e valores adotados pela prática esportiva do Judô. Isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, porque permite que o indivíduo se conheça melhor e aja de forma coerente e adequada em seu meio social.

Os 3(três) princípios: O mestre Jigoro Kano estruturou toda a modalidade em torno de três princípios fundamentais que resumidos são “máxima eficácia, mínimo esforço” e “prosperidade e benefícios mútuos”:

1. Princípio da Máxima Eficácia do Corpo e do Espírito (“Seiryoku Zen’Yo”) – tratar e fortalecer o corpo, a mente e o espírito, mantendo-os sempre saudáveis, para que nos possam servir de forma racional, inteligente e utilitária, não só nas lutas de judo, mas em todos os aspectos do nosso quotidiano;

2. Princípio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com