TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kant

Artigos Científicos: Kant. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  1.907 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Estruturada

Professor: Luis Arcos Perez

"É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade."

Immanuel Kant

1 - Ser ou não ser -- A importância do pensamento de Imannuel Kant em relação à questão do conhecimento.

É possível para os seres humanos um conhecimento completo sobre todas as coisas? Qual o limite para o nosso conhecimento? Para o filósofo alemão Imannuel Kant, o conhecimento é limitado uma vez que nossa percepção também o é. Para ele, só conhecemos os fenômenos e não as coisas em si.

Ainda segundo o pensamento Kantiano, nossa percepção é como uma lente que capta a realidade enquadrando-a e delimitando-a, cada lente possui uma perspectiva, sendo assim o próprio ser humano constrói o objeto do seu saber através de seus recursos sensíveis, como por exemplo, as noções de tempo e espaço que segundo Kant não são fatores exteriores ao homem, e sim filtros criados por ele e pelos quais passam nossa razão.

Em outras palavras, os sentidos são filtros corpóreos pelos quais passam nossos pensamentos e percepções, tais percepções por sua vez têm seu sentido determinado pela razão que por sua vez também passa por filtros como as noções de tempo e espaço.

Sendo assim, de acordo com o pensamento Kantiano acerca da possibilidade do conhecimento humano, desvendar certas questões esta alem da capacidade humana de conhecimento. Certas perguntas como: Quem é Deus? A alma é mortal ou imortal? São questões que nossa percepção limitada pelos sentidos nos impossibilita responder.

2 - O papel da educação e da disciplina segundo Kant

“o homem é a

única criatura que precisa ser educada” (KANT, 1996. p.11).

Para Immanuel Kant, a educação e através dela a disciplina, seria o meio mais eficaz de desenvolver as potencialidades humanas, tal desenvolvimento da humanidade culminaria no que Kant chamava de maioridade. Esse estágio refere-se a capacidade humana de usar sua capacidade de entendimento sem orientação de outrem.

Educar, segundo Kant, significa desenvolver no individuo as suas disposições para o bem, e para tal feito a disciplina é imprescindível.

É fato que as condições atuais tornam o ato de educar uma tarefa árdua, como mostra o filme de Laurent Cantet intitulado no Brasil “Entre os muros da escola”, o qual retrata a dura realidade de uma escola publica de periferia francesa e a dificuldade do professor em lidar com os enormes problemas encontrados no ambiente escolar. Na escola retratada no filme, há uma grande miscigenação racial dos alunos que são em sua maioria adolescentes, tal fato produz uma enorme diferença cultural, econômica e social na classe o que reforça os conflitos. Alem disso, os alunos são desinteressados, desrespeitosos e indisciplinados. Dessa forma, o professor tenta procurar meios para apaziguar os constantes conflitos e despertar a atenção dos discípulos.

Para Kant, a educação é um meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com