TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kinesiologia

Projeto de pesquisa: Kinesiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.990 Palavras (36 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 36

INTRODUÇÃO

A cinesiologia é uma disciplina do curso de fisioterapia e educação física que estuda os músculos conforme estejam envolvidos na ciência do movimento. (THOMPSON, 1997)

O conhecimento dessa terminologia proporciona um melhor entendimento entre os profissionais da área da saúde e ainda facilita a execução de um programa de atividades, uma vez que a nomenclatura cinesiológica é universal.

Na fisioterapia o conhecimento da nomenclatura é utilizado na avaliação cinético-funcional, na realização de testes e analise dos movimentos humanos, na elaboração do programa de tratamento e na recuperação e manutenção dos movimentos cinesiológicos.

A análise dos movimentos depende de uma descrição correta dos movimentos articulares que constituem cada padrão de movimento. A compreensão desses movimentos em relação ao plano e ao eixo que são encontrados, é de grande importância para médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, técnicos de esportes, treinadores de atletismo, coreógrafos, bailarinos e outros profissionais da área da saúde, devido formar a base na elaboração de um programa de atividades e uma melhor localização das partes do corpo.

Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica, que coloca o corpo ereto com os pés unidos, membros superiores ao lado do corpo e as palmas olhando para a frente. (RASCH, 1991)

Na posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais:

O Plano Sagital divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.

O Plano Coronal ou Frontal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo Antero posterior (AP) e incluem a abdução e a adução.

O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial – lateral e pronação – supinação.

Os termos que descrevem os movimentos podem ser usados para várias articulações em todo o corpo, sendo que alguns termos são específicos para certas regiões, mas sempre respeitando a posição anatômica. Nomenclatura e Descrição dos Principais Movimentos Corporais de acordo com RASCH, SMITH et al. e THOMPSON:

GERAIS:

Flexão: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.

Extensão: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro. Quando esse movimento ultrapassa a posição anatômica é chamada de Hiperextensão.

Abdução: movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha central (média) do corpo.

Adução: movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução de volta à posição anatômica, podendo até ultrapassa-la – Adução além da linha média.

Circundução: movimento circular de um membro que descreve um cone, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.

Abdução Horizontal: movimento no plano horizontal afastando-se da linha mediana do corpo.

Adução Horizontal: movimento no plano horizontal aproximando-se da linha média do corpo.

Rotação Externa: movimento no plano horizontal, em que a face anterior volta-se para o plano mediano do corpo.

Rotação Interna: movimento no plano horizontal, em que a face anterior volta-se para o plano lateral do corpo.

REGIÕES ESPECÍFICAS:

CINTURA ESCAPULAR E ARTICULAÇÃO DO OMBRO

Elevação: movimento no plano frontal onde a escápula move-se no sentido superior (para cima ou cranial).

Depressão: movimento no plano frontal onde a escápula move-se no sentido inferior (para baixo ou caudal) ou retorno a posição inicial antes da elevação.

Rotação Superior: movimento no plano frontal onde a escápula gira superiormente, ao mesmo tempo em que se afasta da linha mediana e se eleva.

Rotação Inferior: movimento no plano frontal onde a escápula gira inferiormente, ao mesmo tempo em que se aproxima da linha mediana e se deprime.

Anteposição do ombro: movimento no plano horizontal em que o ombro é direcionado para frente.

Retroposição do ombro: movimento no plano horizontal em que o ombro é

direcionado para trás.

Escapulação do ombro: movimento recentemente estudado, adiante do plano frontal (30º/40º) associado a flexão e a abdução

ARTICULAÇÃO RADIOULNAR:

Pronação: movimento no plano horizontal, onde o rádio gira internamente sobre a ulna resultando na posição da palma da mão para baixo.

Supinação: movimento no plano horizontal, onde o rádio gira internamente sobre a ulna resultando na posição da palma da mão para cima.

PUNHO E MÃO:

Flexão radial (desvio radial): movimento no plano frontal, onde a mão afasta-se da linha mediana do corpo. (abdução do punho)

Flexão ulnar (desvio ulnar): movimento no plano frontal, onde a mão aproxima-se da linha média do corpo ou volta a posição anatômica depois de uma flexão radial. (adução do punho)

Oposição do polegar: movimento no plano horizontal, em que ocorre a aproximação das polpas digitais (polegar em relação aos demais dedos) e envolve uma combinação de abdução, circundução e rotação.

Reposição do polegar: movimento no plano horizontal, em que ocorre o afastamento das polpas digitais, é o inverso da oposição.

COLUNA:

Flexão lateral: movimento no plano frontal, em que a cabeça ou o tronco lateralmente afastam-se da linha mediana.

Redução: movimento no plano frontal, onde ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com