TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

L&Construção

Trabalho Escolar: L&Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS: Teoria da Contabilidade, Responsabilidade Social e meio Ambiente, Ciências Sociais

Tutor EAD: Erleson

Rio Claro, SP

2014

Sumário

DIAGNÓSTICOS DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO 3

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA 5

Sustentabilidade Ambiental 6

SUSTENTABILIDADE SOCIAL 7

INTRODUÇÃO 8

Desenvolvimento 9

CONCLUSÃO 10

BIBLIOGRAFIA 11

Diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio

ambiente.

O problema dos resíduos gerado pela construção civil sempre esteve presente em todo o mundo. No entanto no Brasil nas ultima duas décadas tem recebido uma maior atenção devido a grande quantidade que é produzida e o seu destino final.

Grande parte destes resíduos são depositados clandestinamente em terrenos baldios, várzeas e taludes de cursos de agua provocando impactos ao meio ambiente. Alguns desses impactos são plenamente visíveis e provocam comprometimento à paisagem urbana e transtornos ao trânsito de veículos e pedestres.Quando não removidos pelo poder público, acabam sendo chamativos para outros tipos deixo, como poda de árvores, objetos de grande volume como móveis e pneus e eventualmente resíduos domiciliares. O acúmulo destes resíduos possibilita a proliferação de contaminações quando levados pelas águas superficiais, obstruem as canalizações de drenagem. Como a maioria dos municípios não possui áreas destinadas à recepção destes resíduos, estes são, muitas vezes, depositados em áreas de importantes cursos d’água, ocasionando enchentes e grandes prejuízos para a sociedade. (Küster 2007).

A tabela abaixo mostra a o aspecto e o impacto que são provenientes da construção civil, demolição, reformar, reparos e da preparação e escavação solo.

ASPECTO (Causa) IMPACTO (Efeito)

Papel, papelão, plásticos/PVC, sucatas metálicas, residuos não reciclaveis (papel higienios, guardanapos, etc), EPI´susados Ocupação de aterro

Lâmpadas fluorescentes usadas, pilhas, baterias usadas , estopa contaminada com oleo e graxa, etc Comtaminação do solo

Uso inadequado de produtos quimico, Agrotoxicos, raticida, fungicida,aditivo de concreto Contaminação de pessoas/ solo

Consumo de agua, energia eletrica, madeira, oleodisel, gás natural e vazamento de agua. Esgotamento de recurso natural não renovavel, comprometmento da disponibilidade de agua, redução da disponibilidade de energia

Emissão de gases de combustão, material particulado, gases a base de CFC, fumaça preta, solda, odores desagradaveis, poeira e etc. Poluição atmosferica, efeito estufa e destruição da camada de ozonio

Agua de limpeza de materias, lavação de veiculos/peças, limpeza de piso, contaminada com oleo, efluente sanitario, efluente pluvial,derramamento de produtos quimicos e oleos e etc. Poluição e contaminação das aguas

Sustentabilidade Econômica

A sustentabilidade econômica considera a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos e fluxos regular do investimento público e privado.

Sustentabilidade Ambiental

Uma organização sempre deve estar preocupada com a sustentabilidade ambiental, visto que a falta dela acarreta em escassez de recursos naturais, o uso não consciente desses recursos influencia diretamente na qualidade de vida dos seres humanos, para isso as empresas precisam cada vez mais elaborar formas sustentáveis de utilização dos recursos naturais.

A tabela abaixo apresenta duas ações para implantar na empresa L&Construção, de modo que tenha um impacto positivo com ações que não influenciam em grandes mudanças de estruturas, apenas melhor organização e conscientização de todos envolvidos.

Sustentabilidade Social

As Ações Sustentáveis socialmente não são importantes apenas para as pessoas menos favorecidas. Quando colocadas efetivamente em pratica, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população.

Vale lembrar que uma população com bom nível educacional respeita mais o meio ambiente, colaborando desta forma para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Segue Abaixo a apresentação da L&Construção levando em considerações as ações sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida.

Introdução

A sustentabilidade está sendo utilizada pelas empresas como forma de reduzir custos e aumentar lucros, é uma forma estratégica do negocio que tem incentivado os CEO’s a investirem no mínimo de 1% das receitas em sustentabilidade.

Todo o processo que foi desenvolvido para a empresa L&Construção foi otimizado visando a lucratividade pela sustentabilidade, é importante dizer que esses lucros não são imediato. Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard diz que num período de 18 anos uma empresa que adotou a politica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com