TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E LINGUAGEM

Trabalho Escolar: LEITURA E LINGUAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2014  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 6

Aprendendo a ler juntos

1. Introdução

Quando pensamos em leitura, logo nos vem à mente a idéia de atividade mecânica de decodificação dos signos. No entanto, ler é mais que isso, é atribuir um significado ao texto, seja ele verbal ou não verbal, o qual é entendido como processo e não produto, já que é construído na interação. Além do mais, a leitura é uma forma de percepção, posto que ela não se reduz ao texto, mas também à realidade, ao mundo que nos rodeia, que é, inclusive, objeto de nossas primeiras leituras, como assegura Paulo Freire. Todavia, afirmam Silva e Abjadid (2005) que quando nos referimos à leitura de textos, é importante sabermos que só há atribuição de significados quando o leitor associa ao conhecimento de mundo um conhecimento linguístico. É o que se chama de interação de diferentes níveis de conhecimento. Ao se apropriar desses saberes, o leitor ficará apto à leitura e, consequentemente, terá mais chances de alcançar o conhecimento. Desse modo, quando mais conhecimento de mundo e mais conhecimento da língua alguém possua, mas apto estará para ler. A idéia principal é, em conjunto também, com os pais de alunos, criar metodologias em que a leitura seja a meio principal de acesso ao conhecimento. Para isso, o que se pretende é integrar escola e pais de alunos, para discutir, elaborar e aplicar estratégias que visem desenvolver as competências leitoras nos alunos.

2. Justificativa

A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Para Feud Linard “num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo a leitura são mais que bem-vindos: são fundamentais”. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do Ensino Infantil o prazer da leitura ainda na fase de alfabetização. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossas crianças e, despertar a paixão por livros. O presente projeto apóia-se na tória de Vygotsky que para ele, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a criança é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que ela consegue realizar mediante a colaboração de um adulto ou de pares mais capazes. Entre ambas as zonas, existe uma terceira zona, chamada de desenvolvimento proximal, a qual, ele postula que é nela que o bom ensino deve incidir, desvendando os caminhos por onde o desenvolvimento infantil pode seguir.

3. Objetivos

Geral:

Desenvolver a competência leitora nos alunos, a fim de favorecer o aprendizado e diminuir a reprovação e, da mesma forma, integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o gosto, prazer e interesse pela leitura por meio da realização de palestra entre pais e professores.

.

Específicos:

 Montar oficinas para os professores sobre como utilizar as estratégias de leitura em favor da construção do conhecimento;

 Incentivar o professor a ler, para ampliar seus conhecimentos e poder auxiliar o aluno no processo de ensino-aprendizagem;

 Utilizar nas aulas diversas estratégias de leitura e com os mais variados gêneros textuais;

 Auxiliar o aluno na leitura de textos a partir de mecanismos de coesão;

 Desenvolver atividades para as quais a leitura seja o meio principal;

 Envolver a família nas práticas de leitura;

 Colocar o aluno em contato com variados livros;

 Desenvolver a linguagem verbal do aluno;

 Resgatar a atenção da família para com a criança;

 Motivar o aluno a querer ler;

 Desenvolver a paixão por livros;

 Promover a aproximação aluno, escola e família;

 Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler.

4. Metodologia

Inicialmente, será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto. As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.

A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc. Paralelo ao trabalho do professor em sala, às sextas-feiras, cada aluno levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do gosto de ler recontando a história. Mensalmente os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto.

Atividades práticas

Para essa etapa, deve ficar claro que cada professor precisará ser dinâmico e criativo e possibilitar o contato dos alunos com todos os tipos de gêneros textuais que irão facilitar a construção do conhecimento (slides, charges, imagens, textos dissertativos, histórias, transparências, gráficos, painéis, álbum seriado, vídeos, blogs, mapas, etc...). O uso desses recursos deve estar pautado nas estratégias de leitura, que serão diferentes, dependendo do tipo de texto a ser utilizado e da metodologia a ser aplicada. O uso da biblioteca, dos ambientes das ou de outro pré-estabelecido, irá depender da metodologia que o professor programe o encontro com os alunos. E é interessante que haja, inclusive, mobilidade quanto aos ambientes de aprendizagem, pois isso dinamiza e torna as aulas menos corriqueiras. Vale lembra que, cada professor, deve ter em mente que o foco não é o conteúdo da aula, mas a leitura desse conteúdo, ou seja, facilitar, auxiliar o aluno à leitura desses conteúdos, fazendo inferências, questionamentos, discutindo opiniões fazendo assim com que os alunos se tornem mais independente.

5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com