TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA

Tese: LIDERANÇA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

LIDERANÇA

Norma Carvalho

Liderança é a capacidade de uma comunidade

humana dar forma a seu futuro e, principalmente,

de levar adiante os processos significativos de

mudança necessários para fazê-lo.” Peter Senge

“Liderar é ampliar a visão, elevar o desempenho

Auma padrão superior, desenvolver a personalidade

além das limitações normais.” Peter Drucker

O que é Liderança

Liderança vem do Latim AUCTORITAS, “ordem, opinião, influência”, ou do Germânico LAITHJAN, “chefiar”. A origem mais citada é do inglês LEADER, “guia, chefe”, do Inglês arcaico LAEDAN, “guiar, chefiar”, esta datado em 825 d.C. Há porém, uma correlação entre os diversos conceitos de liderança com a palavra procedente do latim, ducere, cujo significado é conduzir (no português - duzir, precedido de prefixos), que influenciou as derivações de to lead. Em 1300, documentou-se leader, “condutor, guiador, capitaneador”, sendo aquele que exerce a função de conduzir e guiar.

A língua portuguesa incorpora o vocábulo lead e seus derivados, na segunda metade do século XIX. Por volta das décadas de 30 e 40, o radical foi integrado à morfologia, adaptando-se o termo à língua portuguesa: líder, liderança, liderar.

Conforme o Dicionário Aurélio (FERREIRA, 1999, p. 1211) o verbete liderança é compreendido como a “forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos”.

Pela origem da palavra podemos compreender que ela indica que o Líder não é apenas o que está diante, mas o que se coloca adiante de um grupo a fim de indicar-lhe o caminho.

Estilos de Liderança

Existem várias escolas de liderança pregando métodos diferentes, e definindo estilos que se completam. Como individualidades, nada mais natural que cada um imprima um ritmo diferente na tarefa que lhe foi confiada.

Ser líder é um grande desafio, pois exige do indivíduo paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois o grupo precisa ser compreendido como um organismo vivo, único e composto de diversas personalidades. Onde estiver um grupo haverá a necessidade de um líder, família, trabalho, espaços religiosos ou sociais.

A conquista do poder de liderar pode ser outorgada por um superior e o grupo deverá acatar, ou ser conquistada pelas próprias habilidades, através de uma escolha do grupo

Estar na função de líder, liderar, não é o mais difícil, o grande desafio é garantir que suas ações se tornem referencia para seus liderados. É ser presente, sem estar presente, é ser ouvido sem falar, é ser a chama que movimenta o grupo. São os exemplos que arrastam como já afirmava Santo Agostinho no séc. IV: "As palavras comovem, os exemplos arrastam".

Em uma empresa o líder terá de lidar com personalidades diferentes, algumas com virtudes e valores já definidos e outras necessitando de orientação especializada a fim de melhor desempenharem seu papel. Neste processo cada um irá manifestar seu potencial e encontraremos diversos estilos de liderança:

O líder servidor é aquele que compartilha. Pode ser definido como aquele que tem como foco central a participação. Compartilhar é, segundo o Aurélio, ter ou tomar parte em; participar de; compartir. O líder servidor é aquele que facilita o processo de aprendizagem do grupo, que respeita os tempos e limites de seus companheiros e acata suas sugestões participando do processo de construção de todo o trabalho proposto. Pode ser caracterizado como líder Democrático. É o líder do povo, pelo povo, e para com o povo. Preocupa-se com a participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Conseqüência: A reação do grupo é de interação, participação, colaboração e entusiasmo.

O líder persuasivo é o que convence com argumentação, dados e fatos e constrói um objetivo comum. Persuadir é levar a crer ou aceitar, fazer adquirir certeza. A forma inadequada do persuasivo é o sedutor. Seduzir é inclinar para o mal ou para o erro, encantar. Em outras palavras ao sedutor não interessa construir objetivos comuns.

O líder delegador é o que divide as suas responsabilidades e poderes sobre as suas tarefas, ações e fatos com os outros. Delegar é transmitir poderes, é incumbir alguém para realizar ações em seu nome ou de uma Organização. A forma inadequada do delegador é o de Atribuidor de Poderes. O atribuidor não analisa a capacidade dos outros de aceitar e fazer uso dos poderes adequadamente.

O líder determinador – Autoritário - é aquele que pede, solicita ou determine que se faça aquilo que é da competência de outros. Determinar é indicar com precisão, definir, precisar, especificar. A forma inadequada do Determinador é o Ditador. Aquele que excede nas suas ordens para além do que é da competência dos outros. Faço-a por que quero. Não importa as condições do outro. Conseqüência: A reação do grupo de modo geral fica hostil e se distancia por medo.

O líder indeciso é o que não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas, vive no jargão “deixa como está para ver como é que fica”. Consequência: A reação do grupo é ficar desorganizado, gera insegurança e atritos, é como um barco sem leme, não sabe para onde vai.

O líder liberal - Aquele que participa o mínimo possível do processo administrativo. Dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes. Apresenta apenas alternativas ao grupo. Conseqüência: A reação do grupo geralmente é ficar perdido, não ficando coeso.

O líder situacional é aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder brota ante as diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com