TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA PROATIVA

Artigos Científicos: LIDERANÇA PROATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  3.002 Visualizações

Página 1 de 3

LIDERANÇA PROATIVA O QUE É

Stephen R. Covey, no livro Princípios Essenciais das Pessoas Altamente Eficazes, diz que “ser proativo é mais do que tomar a iniciativa. É reconhecer que somos responsáveis pelas nossas próprias escolhas e que temos a liberdade de escolher com base em princípios e valores, mais do que em circunstâncias e condições. As pessoas proativas são agentes da mudança e escolhem não ser vítimas, não ser reativas, nem por a culpa nos outros”.

Os líderes devem ser agentes de mudanças, comprometidos com suas visões e expressá-las por meio de comportamentos íntegros, consistentes e competentes.

O líder proativo não espera as coisas acontecerem, ele age junto aos seus colaboradores, pois se sentem responsáveis pelo andamento do trabalho na equipe.

É uma liderança positiva, o líder atua de forma conjunta com os demais liderados e todos devem estar a par de qualquer acontecimento que diga respeito ao grupo. Sua atuação não pode resumir-se em apenas orientar aos demais apenas orientar aos demais.

Nas tarefas do dia-a-dia, todos são responsáveis, independente do resultado.Possui autoconfiança muito positiva, se policia e se auto-avalia constantemente

EX DE EMPRESAS QUE USAM:

OS DOIS TIPOS DE ANTECIPAÇÃO

Uma empresa pode atuar sobre os sintomas da mudança, captando os sinais de um momento-zero que ninguém (os concorrentes) está conseguindo perceber. É a antecipação por resposta. Mas essa mesma empresa poderá, de outra forma, criar ela própria a mudança; é a antecipação por criação. A mudança, nesse caso, resulta de uma ação da empresa, a qual busca modelar o ambiente que a cerca, criando realidades de mercado totalmente novas e até então inimagináveis.

ANTECIPAÇÃO POR RESPOSTA

A antecipação por resposta configura uma estratégia voltada a enxergar o que outros (ainda) não estão enxergando. Muitas vezes o mercado emite sinais, verdadeiro sintomas de mudanças futuras. Os sinais não estão escritos nos muros, mas a empresa consegue lê-los, interpretá-los, e então começa a agir de forma proativa, antecipando a sua ocorrência. A ação sobre essas “pistas” ou “dicas” de mercado – antes da concorrência – constitui um comportamento proativo.

Foi o que fez a Toyota ao conceber o carro híbrido Prius no final dos anos noventa. A empresa soube captar com mais de uma década de antecedência os sinais que apontavam para o crescente questionamento da sociedade sobre emissão de gases dos veículos, vislumbrando um grande mercado não atendido de consumidores sensíveis a produtos com apelo ecológico. Essa visão antecipada conferiu a Toyota uma posição de liderança total no segmento de carros híbridos movidos a gasolina e eletricidade, colocando a empresa japonesa à frente de gigantes como GM e Ford. Enquanto a concorrência seguia atendendo as demandas do presente, a Toyota criava um novo mercado antecipando as necessidades do amanhã.

ANTECIPAÇÃO POR CRIAÇÃO

Na antecipação por criação, a empresa trata de criar mudanças até então não imaginadas, impactando o mercado de forma inédita. Foi o que fez a Danone com o lançamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com