TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LILO

Pesquisas Acadêmicas: LILO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da __ Vara do Trabalho de especificar,

(espaço de 10 linhas)

Nome completo do Reclamante, nacionalidade, estado civil, profissão, RG nº, inscrito no CPF sob o nº, CTPS nº, PIS/PASEP nº, residente e domiciliado na endereço completo, por meio de seu advogado que esta subscreve, vem, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor, com base nos arts. 791 e 792 da CLT, RECLAMAÇÃO TRABALHISTA pelo rito especificar, em face de Razão Social da Reclamada, CNPJ nº, I.E. nº, com sede na endereço completo, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

Dos Fatos

O Reclamante foi admitido pela Reclamada aos dia de mês de ano, na função de especificar, percebendo como salário até a presente data a importância de R$ valor (valor expresso).

No dia de mês de ano, a máquina com a qual o Reclamante trabalha foi danificada.

A Reclamada alega que a culpa pelo estrago é de inteira responsabilidade do Reclamante, porém este não cometeu falta alguma, estava apenas no exercício normal do trabalho quando a máquina simplesmente parou de funcionar. Esclarece-se que a Reclamada tinha pleno conhecimento de que a máquina já apresentava defeitos antes da admissão do Reclamante.

Ocorre que no momento em que o Reclamante foi receber o seu salário correspondente ao mês de especificar, notou que a Reclamada descontou o valor do conserto e da peça danificada, sendo que não há qualquer previsão desta possibilidade no contrato de trabalho.

Do Direito

Dispõe o art. 462 da CLT: "Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. § 1º - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado".

Assim, resta claro que a Reclamada não respeitou a regra acima aduzida, uma vez que efetuou o desconto do valor do conserto e da peça danificada da máquina com a qual o Reclamante trabalhava, sem que houvesse qualquer previsão desta possibilidade no contrato de trabalho.

No caso em exame, portanto, verifica-se que a Reclamada não cumpriu com as obrigações do contrato, motivo pelo qual o Reclamante propõe a presente com a finalidade de rescindir seu contrato de trabalho por culpa da Reclamada, consoante permite o art. 483 da CLT: "O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando: (...) d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato".

Nesse sentido, citar doutrina e jurisprudência.

Do Pedido

Ante o exposto, requer de Vossa Excelência:

a) a notificação da a Reclamada para audiência, com depoimento pessoal, sob pena de revelia e confissão;

b) o presente pedido seja julgado procedente, rescindindo-se o contrato de trabalho do Reclamante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com