TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA

Monografias: LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA - 03/03/11

ENGENHARIA MECATRÔNICA

UNIBAN - PROF.: JOÃO LAMESA

1. Os carros em uma cidade grande desenvolvem uma velocidade média de 18 km/h, em horários de pico, enquanto a velocidade média do metrô é de 36 km/h. O mapa adiante representa os quarteirões de uma cidade e a linha subterrânea do metrô.

a).Qual a menor distância que um carro pode percorrer entre as duas estações?

b) Qual o tempo gasto pelo metrô (Tm) para ir de uma estação à outra, de acordo com o mapa?

c).Qual a razão entre os tempos gastos pelo carro (Tc) e pelo metrô para ir de uma estação à outra, Tc/Tm? Considere o menor trajeto para o carro.

2. Na Rodovia dos Bandeirantes, entre as cidades de São Paulo e Campinas, encontra-se a cidade de Jundiaí. Um automóvel com uma velocidade média de 100 km/h demora 30 minutos para ir de São Paulo a Jundiaí e com velocidade média de 120 km/h, gasta 20 minutos para ir de Jundiaí a Campinas. A partir desses dados, determine a velocidade média desse automóvel, em km/h, no percurso de São Paulo a Campinas.

3. Uma martelada é dada na extremidade de um trilho. Na outra extremidade encontra-se um indivíduo que ouve dois sons, com uma diferença de 0,18 s. O primeiro som se propaga através do trilho, com velocidade de 3400 m/s, e o segundo através do ar, com velocidade de 340 m/s. Determine o comprimento desse trilho.

4. Uma composição ferroviária com 19 vagões e uma locomotiva desloca-se a 20m/s. Sendo o comprimento de cada elemento da composição igual a 10m, qual o tempo gasto para o trem ultrapassar completamente:

a) um sinaleiro?

b) uma ponte com 100m de comprimento?

5. Um veículo está rodando à velocidade de 36km/h numa estrada reta e horizontal, quando o motorista aciona o freio. Supondo que a velocidade do veículo se reduz uniformemente à razão de 4m/s a cada segundo a partir do momento em que foi acionado o freio, determine:

a) o tempo decorrido entre o instante do acionamento do freio e o instante em que o veículo pára.

b) a distância percorrida pelo veículo nesse intervalo de tempo.

6. O gráfico a seguir representa aproximadamente a velocidade de um atleta em função do tempo em uma competição olímpica.

a) Em que intervalo o módulo da aceleração tem o menor valor?

b) Em que intervalo de tempo o módulo da aceleração é máximo?

c) Qual é a distância percorrida pelo atleta durante os 20s?

d) Qual a velocidade média do atleta durante a competição?

7. Numa competição automobilística, um carro se aproxima de uma curva em grande velocidade. O piloto, então, pisa no freio durante 4s e consegue reduzir a velocidade do carro para 30m/s. Durante a freada o carro percorre 160m. Supondo que os freios imprimam ao carro uma aceleração retardadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com