TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGICA E ARGUMENTAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: LOGICA E ARGUMENTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 2

Em quantas etapas se efetiva o raciocínio indutivo?03. Os argumentos falaciosos se apresentam como tentativas de persuadir o interlocutor mediante um raciocínio equivocado. Essas formas de argumentar estão presentes em todos os discursos: na publicidade, na política, nas religiões, na economia, no comércio, entre outros. São aparentemente válidos, mas, na verdade, incorretos. Levam-nos ao erro. Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. O termo falácia deriva do verbo latino fallere que significa enganar. As falácias que são cometidas involuntariamente designam-se por paralogismos; as que são produzidas de forma a confundir alguém numa discussão designam-se por sofismas.

Quais são as premissas contidas em um argumento falacioso?meio de combater a violência”, e identifique qual (quais) o(s) raciocínio(s) utilizado(s) e justifique a sua resposta.

“Nesse sentido, a educação pode constituir um meio eficaz de combate à violência. Em pesquisa recente da Unesco, identificou-se que o percentual do PIB investido por um país em educação é inversamente proporcional às suas taxas de criminalidade, comprovando uma sensação comum a estudiosos. O Brasil, com escolas decadentes, é um triste exemplo dessa realidade”.

As questões 05, 06 e 07 envolvem a ideia de encontrar uma lógica na formação da sequência de palavras ou de números. Veja o exemplo abaixo:

Uma propriedade comum caracteriza o conjunto de palavras seguinte:

MARCA - BARBUDO - CRUCIAL - ADIDO - FRENTE - ?

De acordo com tal propriedade, a palavra que, em sequência, substituiria corretamente o ponto de interrogação é

a) HULHA

b)ILIBADO

c)FOFURA

d)DESDITA

e)GIGANTE.

Agora é com vocês:

05. Analise as palavras abaixo, que formam uma sucessão lógica e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

NENHUM, FREGUÊS, BRINCO, REPETE, PROMOVE, ___________.

(A) BRONZE.

(B) LIXO.

(C) MENINO.

(D) CHAVEIRO.

(E) HEROI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com