TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio De Eletricidade

Monografias: Laboratorio De Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA – EST

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE GERAL

Manaus – AM

2013

ARIEL AUGUSTO ROCHA - 1115010210

JOSIANE DE JESUS BEZERRA – 1015100016

RENEE GOMES SILVA - 0525110126

EMPREGO DO MULTÍMETRO COMO VOLTÍMETRO E OHMÍMETRO

Manaus – AM

2013

Introdução teórica

Resistores

Um resistor é um semicondutor elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.

Esses dispositivos oferecerem uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.

Efeito Joule

A energia elétrica pode ser convertida em outras formas de energia. Quando os elétrons caminham no interior de um condutor, eles se chocam contra os átomos do material de que é feito o fio. Nestes choques, parte da energia cinética de cada elétron se transfere aos átomos que começam a vibrar mais intensamente. No entanto, um aumento de vibração significa um aumento de temperatura. O aquecimento provocado pela maior vibração dos átomos é um fenômeno físico a que damos o nome de efeito joule que é a transformação de energia elétrica em energia térmica. O componente que realiza essa transformação é o resistor, que possui a capacidade de se opor ao fluxo de elétrons (corrente elétrica). O símbolo que o representa é demonstrado a seguir:

Figura 1 - Representação simbólica de um resistor

Tendo um circuito contendo uma fonte de corrente contínua e um resistor como carga, ligado em seus terminais como na figura abaixo, teremos imediatamente um fluxo de corrente elétrica contínua e constante que parte do potencial maior (positivo) para o menor (negativo) passando pelo resistor. A intensidade do fluxo de corrente elétrica depende da diferença de potencial (d.d.p.) em Volts e do valor ohmico do resistor (resistência).

A seguir um circuito simples é demonstrado:

Figura 2 - Circuito com uma tensão, resistor e corrente

No século passado, Georg Ohm enunciou: "Em um bipolo ohmico, a tensão aplicada aos seus terminais e diretamente proporcional a intensidade de corrente que o atravessa". Assim sendo, podemos escrever:

V= R.I

Associação de resistência

A caraterística tensão-corrente de um sistema de várias resistências tem sempre o mesmo aspeto que a caraterística de uma única resistência; nomeadamente, é uma reta que passa pela origem. O declive dessa reta é a resistência equivalente. Podemos usar algumas regras simples para calcular a resistência equivalente, quando as resistências estiverem ligadas em série ou em paralelo.

Duas ou mais resistências estarão ligadas em série, quando uma estiver ligada à outra, sem nenhum outro elemento de circuito no meio, como se mostra na figura ao lado:

Figura 3 - associação de resistores em série

Num sistema de resistências ligadas em série, a corrente é a mesma nas duas resistências. A diferença de potencial no sistema é a soma das diferenças de potencial em cada resistência :

∆V= ∆V1+∆V2+⋯+∆Vn=(R1+R2+⋯Rn).I

Se possuirmos resistores em série em determinado circuito, podemos calcular a resistência equivalente do mesmo somando-se as resistências, através da fórmula:

R= R1+R2+⋯+Rn

Diz-se que duas resistências estão ligadas em paralelo, se os dois ou mais terminais de cada uma das resistências estiverem ligados entre os mesmos pontos, como mostra a figura a seguir:

Figura 4 - resistores em paralelo

Num sistema de duas resistências ligadas em paralelo, a diferença de potencial é a mesma em cada resistências. A corrente no sistema é a soma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com