TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lalau

Seminário: Lalau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

. Por que devemos pensar na usinagem sem fluido de corte e/ou com mínima quantidade de fluido (MQF)?• Operação de Usinagem: É a escolha do fluido de corte baseado na operação de usinagem onde está ligada às condições de usinagem. Em operações lentas e pesadas, como o corte de dentes de engrenagem, os [óleos ativos e viscosos, que tem a propriedade de aderir à ferramenta, são preferíveis. Nos óleos integrais são geralmente os mais preferidos, porque tem baixa velocidade do processo.

• Material da Ferramenta: Ferramentas de aço-rápido tem problemas com a exposição à água devido à corrosão. Os fluidos aquosos são utilizados em operações com ferramentas de aço-rápido que devem possuir aditivos antiferruginosos eficientes. O metal duro suporta qualquer tipo de fluido de corte a escolha daquele adequado deve ser baseada nos outros critérios. Operações com ferramentas cerâmicas à base de óxidos devem ser realizadas sem fluido de corte para evitar a variação de temperatura, que é muito danosa para tal tipo de ferramenta

e a profundidade de usinagem são maiores, resultando uma alta taxa de remoção de cavaco e alta geração de calor.

11. Como devemos selecionar corretamente o fluido de corte? Explique cada uma das variáveis.

R: A escolha do fluido adequado é o material da peça, a severidade da operação (condições de usinagem), o material da ferramenta e a operação de usinagem.

• Material Peça: O alumínio, latão, bronze, cobre e magnésio devem ser usinados a seco ou com óleos inativos sem enxofre. Em alguns casos, principalmente na usinagem do magnésio e suas ligas, não se pode utilizar fluidos com água devido ao risco de combustão, causada pela liberação de hidrogênio. Na usinagem do níquel e suas ligas, usa-se, em geral, emulsões.

• Material Peça: Utiliza-se óleo puro quando as condições de usinagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com