TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lantanideos

Ensaios: Lantanideos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Lantanídeo

Os Lantanídeos ou Lantanoides são de um conjunto de elementos químicos que fazem parte do período 6 da tabela periódica. Por se encontrarem na forma de óxidos também são conhecidos como terras raras. Juntamente com os Actinídeos, esse conjunto constitui os elementos de transição interna.

Suas propriedades físicas e químicas variam significativamente quando as substâncias derivadas das terras-raras apresentam impurezas quando combinam com outros elementos, principalmente no que se refere a seus pontos de fusão e ebulição.

O grupo dos lantanídeos é constituído pelo cério (Ce), praseodímio (Pr), neodímio (Nd), prométio (Pm), samário (Sm), európio (Eu), gadolínio (Gd), térbio (Tb), disprósio (Dy), hólmio (Ho), érbio (Er), túlio (Tm), itérbio (Yb) e lutécio (Lu).

Devido à grande semelhança do seu comportamento químico, em virtude da sua análoga estrutura eletrónica, os lantanídeos ocupam o mesmo lugar que o lantânio na tabela periódica, sendo por este motivo difícil de separá-los entre si. Este facto é devido a que cada um dos lantanídeos possui dois eletrões na camada eletrónica exterior (camada P) e, quase sem exceção, oito eletrões na camada seguinte inferior (camada O). As diferenças entre eles apresentam-se sobretudo na terceira camada a partir do exterior, a camada N, onde há entre 20 a 32 eletrões, conforme o elemento. No entanto, estes eletrões estão localizados tão no interior do átomo, que quase não influenciam nas reações químicas.

As propriedades de todos os elementos da série são muito similares. Eles apresentam, com algumas alterações, as propriedades químicas gerais do lantânio: são metais moles, branco-prateados, eletropositivos e muito reativos. Não são encontrados livres na Natureza. Esses metais se oxidam com muita facilidade, inclusive reagem com a água com liberação de gás hidrogênio, mesmo a frio. Se dissolvem rapidamente de forma vigorosa em ácidos, liberando calor. Formam íons trivalentes com uma química similar à de elementos como o escândio e o ítrio. Todos se oxidam ao ar e na forma pulverizada são pirofóricos, isto é, podem queimar espontaneamente em contato com o ar. Os sulfatos no estado trivalente apresentam solubilidade decrescente com o aumento da temperatura, enquanto os cloretos são muito solúveis em água e altamente higroscópicos. Os óxidos são totalmente básicos e facilmente solúveis em ácidos, formando sais iônicos. Muitos cátions de lantanídeos podem formar complexos de coordenação, em geral contendo 8 a 9 ligantes ao invés de 6 como nos metais de transição. Os lantanídeos geralmente preservam a cor dos seus íons após a complexação, não ocorrendo alterações significativas como no caso dos metais de transição.

o lantânio não tem elétron 4f, mas ele é classificado como lantanídeo devido às similaridades no comportamento químico. O mesmo acontece com ítrio (Y) e escândio (Sc). Estes elementos Y, Sc e La pertencem, a rigor, ao bloco d da Tabela Periódica. Os lantanídeos e os actinídeos constituem o bloco f.

Os lantanídeos são freqüentemente chamados de "terras raras" embora as "terras" possuam os seus óxidos. Eles também não são particularmente raros: ocorrem em grandes quantidades e geralmente juntos.

Todos os elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com