TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laranjeiras está localizada em: Brasil laranja

Projeto de pesquisa: Laranjeiras está localizada em: Brasil laranja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

Laranjeiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

NoFonti.svg

Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2011).

Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.

Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Yahoo! — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Laranjeiras (desambiguação).

Município de Laranjeiras

Bandeira de Laranjeiras

Brasão de Laranjeiras

Bandeira Brasão

Hino

Fundação 7 de agosto de 1832

Gentílico laranjeirense

Prefeito(a) Juca1 (PMDB)

(2013–2016)

Localização

Localização de Laranjeiras

Localização de Laranjeiras em Sergipe

Laranjeiras está localizado em: Brasil

Laranjeiras

Localização de Laranjeiras no Brasil

10° 48' 22" S 37° 10' 18" O

Unidade federativa Sergipe

Mesorregião Leste Sergipano IBGE/20082

Microrregião Baixo Cotinguiba IBGE/20082

Municípios limítrofes Riachuelo, Areia Branca, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Maruim e Santo Amaro das Brotas

Distância até a capital 19 km

Características geográficas

Área 162,538 km² 3

População 30 124 hab. IBGE/20104

Densidade 185,34 hab./km²

Altitude 9 m

Clima tropical As'h

Fuso horário UTC−3

Indicadores

IDH-M 0,642 médio PNUD/20105

PIB R$ 960 708,560 mil IBGE/20106

PIB per capita R$ 35 710,09 IBGE/20106

Página oficial

Laranjeiras é um município brasileiro do estado de Sergipe. Localiza-se a uma latitude 10º48'23" sul e a uma longitude 37º10'12" oeste, estando a uma altitude de 9 metros. Sua população estimada em 2004 era de 25.928 habitantes. Possui uma área de 163,4 km².

Laranjeiras, cidade próxima à Região Metropolitana de Aracaju, é uma das poucas onde ainda se pode ver a força da arquitetura colonial. Ruas, casarios, igrejas, tudo respira a mais pura história. Laranjeiras já foi a mais importante cidade sergipana. Berço da cultura, educação, política e da economia sergipana. Lá foi fundada a primeira escola de Sergipe, o Colégio Nossa Senhora Sant'Anna. Este município só não se tornou a capital de Sergipe por conta de uma manobra política de Inácio Joaquim Barbosa, que transferiu a sede de São Cristóvão para Aracaju.

Índice [esconder]

1 História

2 Geografia

2.1 Demografia

3 Economia

4 Turismo e cultura

4.1 Atrações turísticas e culturais

4.2 Eventos culturais e turísticos

5 Transportes

6 Referências

7 Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]

Depois que as tropas de Cristóvão de Barros arrasaram com as nações indígenas, por volta de 1590, muitos ‘colonos’ acabaram se fixando às margens do Rio Cotinguiba. Essas terras pertenciam à Freguesia de Socorro. Naquela região, mais ou menos uma légua da sede, foi construído um pequeno porto e, por conta das inúmeras e frondosas laranjeiras à beira do rio, moradores e viajantes começaram a identificar o local como porto das laranjeiras.

A movimentação pelo rio Cotinguiba era intenso e, logo, o porto passou a ser parada obrigatória. Em torno dele o comércio ganhava espaço, principalmente a troca de escravos, e as primeiras residências eram construídas. Mas a partir de 1637, o pequeno povoado das Laranjeiras também sofreu com os ataques e depois com o domínio holandês. Muitas casas foram destruídas, mas o porto, um ponto estratégico, foi preservado. Só por volta de 1645 os holandeses deixam Sergipe.

O porto das Laranjeiras fez retornar o progresso ao povoado que se reerguia com grande velocidade depois da passagem dos holandeses. Em 1701, os padres jesuítas construíram a primeira igreja com convento. Ela ficava à margem esquerda do Riacho São Pedro, um pouco afastada do porto. Eles procuravam sossego e deram nome ao lugar de ‘Retiro’. Os jesuítas fizeram uma outra igreja num dos pontos mais altos do povoado. Em 1731, em cima de uma colina, os padres ordenaram a construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba, uma verdadeira obra-prima da arquitetura colonial.

Por conta da cana-de-açúcar, do coco, do gado, do comércio e, principalmente do porto, o povoado das Laranjeiras tinha conseguido um nível extraordinário de desenvolvimento. Até os moradores da sede da freguesia de Socorro, a quem Laranjeiras pertencia, semanalmente iam fazer feira nas Laranjeiras. Só em 7 de agosto de 1832, em decorrência da grande influência política dos proprietários de terras e comerciantes, a Assembleia Geral da Província toma uma decisão polêmica. Transforma o povoado em vila independente. E em vez de desmembrá-la da freguesia de Socorro, os deputados anexaram o território de Nossa Senhora do Socorro ao de Vila de Laranjeiras.

Os socorrenses tentaram de todas as formas reagir, e em 19 de fevereiro de 1835,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com