TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Aprovada Neste Ano Aumentou Direitos Trabalhistas Das Domésticas

Artigos Científicos: Lei Aprovada Neste Ano Aumentou Direitos Trabalhistas Das Domésticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição)das Domésticas foi aprovada em abril deste ano. Oito meses após a regulamentação entrar em vigor, o número de contratações ainda é pequeno e muitos dos direitos ainda precisam ser regulamentados. Os avanços ficaram por conta de uma carga horária mais definida e pagamentos de horas extras.

A assistente jurídica do Sindoméstica-SP (Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Doméstico de São Paulo), Camila Ferrari, afirma que, no começo, a PEC gerou muitas dúvidas e demissões porque os patrões ainda não sabiam de quanto seriam os custos. Ela explica que, quando os contratantes perceberam que era só adequar a carga horária de 44 horas semanais ou oito diárias e o pagamento de horas extras, voltaram a recontratar, principalmente aqueles que tinham funcionários já com carteira assinada.

— A gente percebeu que nessas recontratações, os patrões estavam tendo mais cuidado e querendo seguir o que já tinha sido aprovado pela PEC.

Acompanhe a cobertura completa dos novos direitos dos trabalhadores domésticos

Segundo Camila, as contratações aumentaram em média 5% após a nova lei, incluindo já o índice de patrões que demitiram e depois recontrataram.

Atualmente, já é obrigatório o empregado doméstico ter carteira assinada, salário mínimo, 13º salário e férias. Porém ainda não está em vigor outros direitos previstos pela PEC como FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), auxílio creche e pré-escola para filhos e dependentes até seis anos de idade, seguro contra acidentes de trabalho entre outros. Veja a lista completa abaixo.

Tem patroa que não larga empregada e doméstica que perdeu o emprego após nova lei

A PEC atinge todos os tipos de trabalhadores contratados em um ambiente residencial (babá, cozinheira, faxineira, jardineiro, caseiro). É importante ressaltar que as diaristas não podem trabalhar mais do que dois dias, se não serão consideradas empregadas domésticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com