TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lentes

Projeto de pesquisa: Lentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Laboratorio Otico Rigor Sobre o Laboratorio Rigor Lentes, equipamentos Processo de Surfaçagem, Processo de Coloração e Tratamento Anti-risco, PRODUÇÃO – Montagem Fique de Olho noticias Area do Cliente contato

FIQUE DE OLHO

O Olho Humano

- Anatomia

- Deficiências

Lentes

- Tipos

- Materiais

- Tratamentos

Glossário

Artigos Especiais

Lentes Tipos

O QUE É LENTE?

É um meio de cristal ou sintético, transparente e limitado por superfícies curvas.

LENTES CONVERGENTES

São mais espessas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é mais acentuada do que a curva côncava (base interna).

Quando se desloca uma lente positiva, o objeto caminha em sentido contrário.

O centro ótico de uma lente positiva coincide com sua espessura mais grossa.

Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente aumentará o tamanho dos olhos.

LENTES DIVERGENTES

São mais finas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é menos acentuada do que a curva côncava (base interna).

Quando se desloca uma lente negativa, os objetos se deslocam no mesmo sentido.

O centro ótico de uma lente negativa localiza-se no seu ponto mais fino.

Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente diminuirá o tamanho dos olhos.

CENTRO ÓTICO

É o ponto mais espesso de uma lente positiva e o mais fino de uma lente negativa, onde o raio de luz atravessa sem sofrer desvio, e deve ser posicionado no centro geométrico da pupila do usuário.

TIPOS DE LENTES

QUANTO À SUPERFÍCIE

Quanto à superfície, as lentes são classificadas como lentes esféricas ou cilíndricas. Explicando de um modo mais simples, a lente cilíndrica serve para corrigir problemas de astigmatismo. Para todas as outras ametropias, a lente é do tipo esférica. No entanto, se uma pessoa sofre de astigmatismo combinado a outra ametropia qualquer, sua lente será esférico-cilíndrica.

QUANTO AO CAMPO DE VISÃO

Refere-se ao número de distâncias focais que uma lente pode ter, ou seja, quantos campos de visão que ela pode possuir. As lentes oftálmicas se dividem em lentes simples (ou monofocais) e lentes compostas (ou multifocais).

MONOFOCAIS

As lentes de visão simples são aquelas que se destinam a um só campo de visão.

MULTIFOCAIS

As multifocais constituem dois ou mais campos de visão, com distâncias focais diferentes, classificadas em bifocais, trifocais ou progressivas. Elas são como que duas ou mais lentes simples unidas num só bloco, onde uma parte é empregada para visão de longe e outra para visão de perto. Quanto mais aperfeiçoada é a lente multifocal, menor é o desconforto do usuário, devido à diminuição do chamado salto de imagem e a aberração cromática.

O salto de imagem é provocado pela diferença de efeito prismático entre a parte empregada para visão de longe e o segmento(nome dado à parte da lente que se destina à visão de perto), cujos centros ópticos normalmente se colocam afastados um do outro, provocando um deslocamento da posição da imagem entre a visão de longe e a visão de perto. Com a elaboração de tipos de segmentos nos quais se procura aproximar mais os centros ópticos, bem como a elaboração de lentes de focos progressivos, o problema do salto de imagem tem sido satisfatoriamente solucionado.

Bifocais:

São lentes com dois campos de visão, sendo um para longe e outro para perto, separados por uma linha divisória visível. São usados por pessoas que possuem presbiopia (falta de visão para perto).

Multifocais Progressivas:

São lentes com múltiplos campos de visão, isto é: para longe, para perto e também para meia distância, porém não apresentando nenhuma linha divisória, dando muito mais conforto ao usuário.

ALGUNS TIPOS DE LENTES

Lentes tóricas: São lentes com curvas mais acentuadas, sempre possuindo duas forças focais, uma esférica e uma cilíndrica.(grosso modo significam lentes cilíndricas).

Lentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com