TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Exames: Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

O que é liderança - Características de um Líder, definição e conceitos

Entenda o que é liderança, sua importância para o mercado de trabalho e para o sucesso profissional. Descubra as características de um líder e o que é preciso para se tornar um.

Liderança é o processo por meio do qual uma pessoa influencia outras para realizar um objetivo e direciona uma organização de modo que ela se torne mais coesa e coerente. O líder é a pessoa que orienta e conduz o grupo durante todo o processo.

Segundo o consultor de empresas Valdez Ludwig, existe uma escassez total de líderes no mercado de trabalho. Grandes empresas buscam líderes que sejam capazes de influenciar toda a organização a fim de que objetivos e metas sejam alcançados com sucesso.

Mas quem são esses profissionais tão em falta no Brasil? Quais as características de um líder? Como é liderar?

Liderar é muito diferente de gerenciar. Enquanto no gerenciamento o profissional administra crises a partir do paradigma que reina na organização, o líder, por sua vez, cria soluções inovadoras, muitas vezes rompendo com o paradigma reinante, colocando a organização numa outra dimensão administrativa e criando uma nova realidade institucional.

"O verdadeiro líder não tem necessidade de comandar, contenta-se em apontar o caminho." (Henry Miller)

Durante esse processo de propor inovações, a característica de maior valor de um líder é a sua capacidade de influência. O grau de influência de um líder é a medida do impacto que ele causa nas pessoas e do quão longe ele pode chegar com elas.

Como diz John C. Maxwell, autor do livro As 21 Leis Irrefutáveis da Liderança, quanto mais alto você quer chegar, mais precisa de liderança. Quanto maior o impacto que pretende ter, maior precisa ser sua influência.

Portanto, liderança tem a ver com crenças, valores, ética e caráter. Elementos que compõem a forma especial - e por vezes única - de um indivíduo arrebanhar os outros e gerar neles a motivação para a conquista de um objetivo comum. Isso é influência!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com