TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Casos: Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 9

Liderança, ser ou aprender: a chave para o entendimento são as lições da própria vida

Analisando a importância de se compreender o conceito de liderança, seja ela como uma habilidade nata do ser humano, ou ainda como algo adquirido ao decorrer de sua vida, considera-se que não importa de que áreas são constituídas, tanto pela própria experiência quanto por suas características individuais a liderança será exercida de acordo com cada habilidade especifica (BENNIS, 1996). E por meio da pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos foi construída mais uma tentativa de contextualizar o ser líder ou o aprender a ser líder. Todavia é dada a oportunidade para que exista o entendimento desta questão pelas experiências e lições da própria vida.

Palavra- chave: Liderança, experiências, vida.

1. Conceito de liderança

Para começar arrisca-se uma definição de liderança, chega-se ao pressuposto de que esta tenha a capacidade de fazer com que os outros tenham vontade de realizar algo que você está convencido que deva ser feito, é a forma de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas, é o poder de promover as ações, para que estas possibilitem transformar os sonhos em realidade.

Segundo Chiavenato (2000, p. 257-259),

"Liderança é a influência interpessoal exercida e dirigida através do processo da

comunicação à consecução de em ou de diversos objetivos específicos. [...] a

liderança é um processo continuo de escolhas que permite caminhar em direção a sua meta, apesar de todas as perturbações internas e externas. Assim, a liderança é uma questão de decisão de grupo. [...] é a função das necessidades existentes numa determinada situação numa relação entre um indivíduo e um grupo."

É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados, é a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Sendo assim, Meggnisson (1986, p. 338) afirma que: "liderança é um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento de metas e sua consecução."

O líder busca alcançar objetivos e faz com que a sua equipe busque junto, pois ele é um influenciador e tem a capacidade de fazer com que seus colaboradores almejem por um mesmo propósito da empresa, a ser disposto os caminhos dos liderados por seu líder, onde a certeza da caminhada é confirmada pela confiança mútua.

Já Ribeiro (2008) define liderança como: "a capacidade de orientar, controlar, dirigir, analisar e influenciar pessoas em direção a um objetivo, um resultado." É ser capaz não só de orientar-se como também de identificar e solidificar o potencial das pessoas ao seu redor fazendo com que estas realizem ações para o alcance de seus objetivos.

Contudo o autor reafirma que: a liderança não consiste em fazer igual ao que outro líder faz, mas em fazer como o outro fez ou faz. Aplicar o que aprendeu: as estratégias, habilidades, comportamentos e atitudes, na sua realidade, para atingir os resultados pretendidos.

Todavia sabe-se que a junção dos conceitos abordados, ainda dará ênfase ao

surgimento de diversos outros conceitos que ainda surgirão ao decorrer da história de formação dos novos líderes. Homens de ação que farão a diferença não só nas organizações, como também na história de sua própria vida.

2. Ser ou aprender

Segundo Cordeiro (2009, p. 06), "a liderança era uma habilidade inata do indivíduo, ou seja, o líder já nascia líder por possuir alguns traços específicos." Sendo assim, o que seria das pessoas que não nascessem líderes? Conhecer a si mesmo pode ser o primeiro passo para se descobrir líder, isso significa separar quem você é de quem você pode ser, e do que o mundo quer que você seja.

Ainda se tratando do ser líder, Bennis (1996, p. 58) afirma que: "não importa de que área são constituídos tanto pela própria experiência quanto por suas capacidades individuais, como todo mundo. [...] eles usam a experiência, em vez de ser usado por ela." Portanto, líderes aprendem com as próprias experiências e são, não apenas o que pensam, mas o que sentem.

Muitos dizem que o aprendizado ensina-nos a ser, mas o autor em questão ressalta que: "Líderes aprendem liderando, e aprendem melhor quando tem que liderar em meio a obstáculos. Assim como os elementos da natureza moldam as montanhas, os problemas moldam os líderes. Chefes difíceis, falta de visão e virtude nos escritórios e dirigentes, circunstâncias fora do controle, e os próprios erros são o currículo básico do líder." (BENNIS, 1996, p.110)

Reconhecer um líder não por suas características específicas, mas por suas ações e habilidades, pois são estas que lhes darão a capacidade de influenciar o grupo ao alcance dos seus objetivos, fazendo com que, estes busquem alcançar como se fosse um objetivo pessoal e importante para sua própria vida, reconhecendo este resultado influenciará em sua vida profissional e pessoal.

Chiavenato (2000, p. 261), diz: "o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. Assim, o líder apresenta características marcantes de personalidade pelas quais pode influenciar o comportamento das outras pessoas."

Na tentativa de se iniciar mais uma descoberta do que vem a ser um líder, Bennis (1996, p. 30), diz que: "O primeiro passo pra se tornar um líder, portanto, é reconhecer o contexto como ele é um demolidor, não um construtor; uma armadilha, não uma plataforma de lançamentos; um fim, não um começo e declarar sua independência."

E volta-se ao contexto inicial, conhecer a si mesmo para só então definir o seu ser. Aprendendo diante das circunstâncias a quebrar os paradigmas de se desaprender para aprender, pois hoje pessoas ou são ou aprendem a ser líderes.

O autor ainda conclui sua definição, "liderar não é simplesmente mostrar o caminho e dar ordens. Todo líder precisa ter passado pela experiência der ser um seguidor, ou seja, obediente, capaz de trabalhar e aprender com outras pessoas, não ser servil e sempre ser honesto." (p. 39). Deixar ser liderado é uma chance que se tem de aprender como se deve liderar, como influenciar ações e pensamentos de outras pessoas e alcançar os mesmos objetivos.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com