TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Gestão De Equipes

Trabalho Universitário: Liderança E Gestão De Equipes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

3 CONCLUSÃO

4 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

No estudo de caso apresentado mostra Mário Martins um líder de setor explicando o dia de sua rotina de trabalho, ele deixa claro o seu modo centralizador e pouco planejado. No final do dia ele acaba se perguntando “será que um dia terá tempo de planejar suas atividades?” Isso faz com que seu trabalho seja altamente desgastante e cheio de “anomalias” que tomam conta de todo o seu tempo e bloqueia o desempenho de sua função.

O que se vê neste caso é que a aptidão de Mário constatada através dos bons resultados da fábrica que o mesmo gerencia e as horas de dedicação que ele dedica ao seu trabalho não são suficientes para provocar bem estar e qualidade de vida para ele como líder e também para a equipe que ele lidera. 

As diversas interrupções, ligações, problemas importantes e urgentes a serem resolvidos são centralizados na figura do Mario, que absorve toda essa demanda e não delega para outras pessoas que poderiam buscar as soluções e com isso deixar o líder solto para outras tarefas pertinentes ao mesmo. 

2 DESENVOLVIMENTO

1. A forma de liderar do Mário nesse estudo de caso é ainda muito encontrada em algumas empresas, mas que tem a tendência a ser eliminado, pois no desafio da competição no mercado é preciso conseguir delegar de forma produtiva os processos diários.

Aquele que gosta de ser visto como chefe e ter subordinados sob seu domínio não tem lugar no mundo corporativo atualizado e também nem todo chefe é um líder. Desempenhar o trabalho de liderança demanda confiar nas pessoas, esperando nas suas boas intenções e que elas farão o melhor de si, dando-lhes “autonomia” para executarem suas tarefas buscando as melhores soluções.

2. Com relação às funções de um gestor, a forma que o Mário executa seu trabalho está correta, pois ele busca garantir os resultados positivos e significativos para a empresa a qual almeja o reconhecimento e sucesso profissional.

Em compensação no papel de gerente, Mário poderia expor um melhor desempenho quanto à organização e planejamento das suas demandas. Pode-se cogitar que em alguns pontos Mário deveria desenvolver habilidades e competências que permitisse uma melhor distribuição da sua rotina, dando evidência as prioridades e fazendo seu trabalho mais bem-sucedido, o que proporcionaria uma melhor qualidade de vida para ele e toda sua equipe.

3. No que Mário se propõe a fazer ele é eficiente no seu trabalho. Tanto é que os problemas que chegaram para o Mario resolver, ele o fez buscando sempre a solução com menor custo para a empresa.

Quanto se trata da eficácia, Mário não tem sucesso e nesse caso não pode ser considerado eficaz no seu trabalho, pois a falta de planejamento não deixou que ele atingisse os objetivos que tinha que cumpri-los no dia. Esse fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com