TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Nas Organizações - Relatório De Aula

Dissertações: Liderança Nas Organizações - Relatório De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Pode-se dizer que liderança, conforme o exposto pela equipe, é liderar, isto é, comandar pessoas atraindo-as como seguidoras e influenciando-as de maneira positiva – do contrário, de acordo com o defendido pela equipe, tem-se um “chefe”.

O líder – ou a liderança – tem algumas características marcantes, que o diferenciam dos demais, os denominados chefes, aqueles que simplesmente têm autoridade formal. A liderança é consentida e não-coerciva. Este tipo de comando – consentido – ocorre quando o “comandante”, usando sua habilidade de persuadir, consegue, por exemplo, fazer um grupo acreditar na validade de uma determinada missão, induzindo as pessoas que compõem este grupo a terem um mesmo pensamento, transformando-o em equipe e ele em líder. O líder cria confiança, identifica oportunidades, ensina e aprende. O ambiente onde está inserido não influencia no seu desempenho.

Algumas teorias também procuraram explicar a liderança, como a dos traços, a dos estilos de liderança e a do grid gerencial.

De acordo com a teoria dos traços, a liderança é resultado da combinação de alguns traços. Os três principais tipos de traços, divididos em três grupos, são: grupo 1: fatores físicos, tais como peso, altura, aparência pessoal, idade; grupo 2: habilidades inatas, como inteligência, fluência verbal, escolaridade e conhecimento; e grupo 3: traços de personalidade como moderação, extroversão, dominância, autoconfiança, sensibilidade interpessoal e controle emocional.

A teoria dos estilos de liderança refere-se a três tipos de liderança: autocrática, democrática e liberal. No estilo autocrático, apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo: ele determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo ele é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

No estilo democrático, as diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder, que procura ser membro normal do grupo sem encarregar-se muito de tarefas. Já no estilo liberal, há liberdade completa para as decisões em grupo ou individualmente, com o líder participando pouco – sendo, como o próprio nome sugere, liberal. O grupo entendeu que o estilo democrático é o mais correto.

Para o grid gerencial, existem duas dimensões fundamentais no comportamento dos líderes nas organizações empresariais. A primeira é a consideração com os subordinados, isto é, um comportamento cuja principal preocupação está vinculada com os empregados. A segunda está relacionada com a estruturação da organização, especialmente no que se refere à realização das tarefas. Na medida em que um líder ou um gerente é localizado (ou se autolocaliza) no grid, técnicas selecionadas de treinamento podem fazer com que ele se mova da posição em que está para as posições 5.5 ou 9.9, isto é, para aquela considerada mais equilibrada (a 5.5) e a mais avançada (a 9.9).

A equipe também expôs sobre o poder, que é inerente à liderança. Definiram-o como sendo “a capacidade real para controlar ou influir sobre outros no sentido que se deseja” e o diferenciaram em três tipos: o poder legítimo, conferido pela posição ocupada na organização;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com