TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limão

Artigo: Limão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Artigo  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  514 Visualizações

O limão (conhecido no Brasil e na África como limão-siciliano ou limão-verdadeiro; espécie Citrus x limon) é o fruto de uma pequena árvore de folha perene originária da região sudeste da Ásia, da família das rutáceas.1 Apresenta diversas variedades cultivadas, sendo uma dezena delas frequentes, como, por exemplo, o limão-eureca,2 o limão-lisboa,3 o limão-fino, o limão-verno, o limão-villafranca,4 o limão-lunário etc.

Este artigo não trata de três outras espécies de frutas cítricas, chamadas de limas em Portugal e de "limões" no Brasil, e mais conhecidas no Brasil do que o limão-siciliano:5 6 Citrus × latifolia ou limão-taiti,7 8 Citrus aurantiifolia ou limão-galego,8 9 Citrus x limonia ou limão-cravo.

O limão-siciliano foi trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminando-se na Europa.10 Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV, bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.

Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C, a qual o limão proporciona em grande quantidade: o sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro. Atualmente, é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.

Popularizou-se no Brasil durante a chamada gripe espanhola (epidemia gripal de 1918),11 quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com