TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lindomar

Tese: Lindomar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Tese  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

1. Com base na leitura da Unidade 1, assinale com V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) ou F para a(s) falsa(s). ( ) A Administração é um campo do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas. ( ) O senso comum é fruto do conhecimento científico. ( ) A ciência é fruto do conhecimento empírico do homem para a solução dos seus problemas cotidianos. ( ) A técnica representa o mesmo significado da ciência básica. ( ) A ciência básica tem seu enfoque na descoberta de leis para explicar a realidade dos fenômenos estudados em sua totalidade.

2. Com base na tabela comparativa produzida por Bunge (1980), estabeleça relações entre as colunas: A) Ciência aplicada. ( ) Implementação de planos de desenvolvimento. B) Ciência básica. ( ) Indústrias agropecuárias. C) Técnicas. ( ) Matemática. D) Produção bens/serviços. ( ) Sociologia do desenvolvimento. ( ) Planejamento econômico.

3. Escolha a alternativa que representa o significado da assertiva: Modelo, padrão harmonizador dos fatos e de sua articulação com a teoria. a) Ciência. b) Senso comum. c) Escola ou corrente. d) Paradigma.

4. Com base na Unidade trabalhada, marque V para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) ou F para a(s) falsa(s). ( ) Ao estudar aspectos da organização social das civilizações antigas, não encontramos sinais de práticas gerenciais. ( ) Ao estudar aspectos da organização social das civilizações antigas, encontramos sinais de práticas gerenciais. ( ) A construção da Pirâmide de Kéops, por exemplo, expressa um empreendimento originado de processo planejado, coordenado e articulado. Portanto, é fruto da gestão. ( ) A construção da Pirâmide de Kéops, por exemplo, não expressa um empreendimento originado de processo planejado, coordenado e articulado. Portanto, é fruto da gestão. ( ) Práticas de centralização e descentralização gerencial empíricas podem ser identificadas no Egito Antigo. ( ) Práticas de centralização e descentralização gerencial científicas podem ser identificadas no Antigo Egito. ( ) Liderar é uma função da Administração Científica e, fundamentado nesse pressuposto, podemos afirmar que critérios baseados nos ritos da ciência foram observados por Moisés na condução do povo hebreu.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DEAD/ UAB/UNEMAT- CÁCERES

( ) No Império da China, em 500 a.C., foram estabelecidos os condicionantes de sustentação da Administração Científica. ( ) A Arte da Guerra é um conjunto de histórias narradas por Sun Tzu que são empregadas como metáforas no mundo organizacional contemporâneo. ( ) A Arte da Guerra é uma obra de Administração científica aplicada ao campo da estratégia organizacional. ( ) A gestão, como campo de estudo e ação, recebeu contribuições de inúmeras sociedades desde a Antiguidade. ( ) A Administração recebeu contribuições expressivas de outros campos do saber, particularmente da Matemática, Psicologia, Sociologia, Biologia, Física, Química, Direito e Engenharia(s). ( ) A Administração não recebeu contribuições expressivas de outros campos do saber, particularmente da Matemática, Psicologia, Sociologia, Biologia, Física, Química, Direito e Engenharia(s). ( ) O resgate da contribuição dos filósofos, da organização da Igreja Católica, da organização militar e das revoluções Industrial e da Informação não é relevante para a compreensão das transformações ocorridas no pensamento da Administração. ( ) Para compreensão das transformações ocorridas no pensamento administrativo, o resgate da contribuição dos filósofos, da organização da Igreja Católica, da organização militar e das revoluções Industrial e da Informação é fator relevante.

5. Leia as afirmativa(s) a seguir e marque V para a(s) verdadeira(s) ou F para a(s) falsa(s). ( ) A observação de aspectos psicológicos e da satisfação do indivíduo no trabalho se configura como um princípio da Escola de Administração Científica. ( ) Os primeiros textos sobre Administração ganharam força com a Segunda Guerra Mundial. ( ) Charles Babbage afirmava que o mundo industrial exigiria um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronização do trabalho. ( ) Na sua obra A Riqueza das Nações, Adam Smith defendeu o princípio da divisão do trabalho. ( ) A Construção da Fábrica de Henry Ford é um exemplo típico da aplicação da Escola da Administração Científica. Marque a sequência correta: a) V, F, V, V, F b) F, F, V, F, V c) F, F, V, V, V d) V, F, F, F, V e) V, F, F, V, F

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »