TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem De Programação

Artigo: Linguagem De Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO : INTERPRETADA X COMPILADA

A linguagem de programação pode ser traduzida em código de máquina por compilação ou por interpretação. Em ambas ocorre a tradução do código fonte para código de máquina.

- LINGUAGEM INTERPRETADA

São linguagens onde o código fonte da mesma não é convertido em um arquivo executável, é executado por um outro programa de computador chamado interpretador, que em seguida é executado pelo sistema operacional ou processador durante a sua execução. Mesmo que um código em uma linguagem passe pelo processo de compilação, a linguagem pode ser considerada interpretada, se o programa resultante não for executado diretamente pelo sistema operacional ou processador. Exemplos de linguagem interpretada incluem o BASIC tradicional, Perl e Python.

- LINGUAGEM COMPILADA

Na computação, a compilação é o processo que reúne o código fonte e o transforma em algo que faça mais sentido para o computador. Do ponto de vista do código fonte, toda linguagem de programação é compilada. O texto (ou código-fonte) do programa é lido por um programa chamado compilador, que cria um arquivo binário, executável diretamente pelo hardware da plataforma-alvo. Exemplos deste tipo de linguagem são C ou Fortran. O produto final do processo de compilação de uma linguagem diz muito sobre seu design. Linguagens como C e C são compiladas estaticamente, e seus códigos fontes são transformados diretamente em linguagem de máquina.

LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL X BAIXO NÍVEL

O computador só entende uma linguagem conhecida como código binário ou código máquina, consistente em zeros e uns. Ou seja, só utiliza 0 e 1 para codificar qualquer ação.

As linguagens mais próximas à arquitetura hardware se denominam linguagens de baixo nível e as que se encontram mais próximas aos programadores e usuários se denominam linguagens de alto nível.

- LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL

São aquelas que se encontram mais próximas à linguagem natural que à linguagem máquina.

Trata-se de linguagens independentes da arquitetura do computador. Sendo assim, à princípio, um programa escrito em uma linguagem de alto nível, pode ser migrado de uma máquina a outra sem nenhum tipo de problema.

As linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.

- LINGUAGEM DE BAIXO NÍVEL

São linguagens totalmente dependentes da máquina, ou seja, que o programa que se realiza com este tipo de linguagem não pode ser migrado ou utilizado em outras máquinas.

Ao estar praticamente desenhado a medida do hardware, aproveitam ao máximo as características do mesmo.

Tratam-se de linguagens de programação que compreendem as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza-se somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com