TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lipidograma

Ensaios: Lipidograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais

Farmácia Generalista

LIPIDOGRAMA

Farmácia – 8° P

Professora: Juliana

Dayane Silva Reis

Isamara Cristina Lemos

Kelly Batista Lô

Lais Mesquita Mendes

Milka Maelle Campos

Campos Gerais

2014

Resumo

O lipidograma é um exame que determina as taxas de colesterol total, HDL, LDL, VLDL, triglicérides, presentes no soro do sangue. Sendo uma análise muito comum nos laboratórios de análise clínica, exigindo o conhecimento do aluno sobre este método.

Objetivo

Geral: Determinar as taxas de colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicérides presente no sangue analisado.

Específico: Treinar e aprender a técnica utilizada na determinação do lipidograma.

Introdução

O lipidograma é um exame que determina as taxas de colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicérides, presentes no sangue. Sendo uma técnica muito comum em laboratórios de análise clinica atualmente, principalmente, devido ao aumento da população obesa.

Ele é um exame simples e rápido de ser feito. O principio do método que colesterol esterificado presente no soro sofre hidrólise; sendo a enzima responsável por este fenômeno a colesterol esterase, é desta reação é formado colesterol e ácido graxo. O colesterol na presença de oxigênio sofre a ação de uma segunda enzima a colesterol oxidase, que forma colestenona e peróxido de hidrogênio. A enzima peroxidase catalisa o fenol, em presença do 4- aminoantipirina, pelo peróxido de hidrogênio e produz a quinonimina. A quinonimina é um composto rosa que tem absorção em 505nm, no espectrofotômetro. Quanto mais intensidade da cor o composto produz, mais colesterol contém na amostra.

Na determinação do colesterol HDL e triglicérides o princípio do método é o mesmo, o que muda apenas é que o composto final e a quinoneimina, para colesterol HDL,

O colesterol que compõe a membrana celular, também é precursor para a produção de ácidos biliares e hormônios esteróides. O aumento ou a diminuição do colesterol pode provocar várias doenças, que atinge principalmente o coração, cérebro e rins.

No colesterol são encontradas as seguintes lipoproteinas, LDL, HDL, VLDL. O HDL é considerado o colesterol “bom”, pois ele retira o colesterol dos tecidos e transporta para o fígado, e lá o colesterol é metabolizado pelos ácidos biliares. O LDL é considerado o colesterol “mau”, ele é um dos responsável pelos doenças cardiovasculares, pois quando ele está elevado ele se acumula no interior das artérias em forma de placas. O VLDL também considerado um “mau” colesterol, pois ele também quando em excesso, forma placas no interior das artérias.

São as principais gorduras do nosso organismo, sendo a maior parte de origem animal e vegetal. Eles são provenientes da nossa alimentação ou produzidos no nosso organismo (fígado). Os Triglicérides são essenciais no nosso organismo, se resumem em uma reserva energética durante um período prolongado de jejum. Eles estão presentes em vários alimentos em que consumimos, e também é produzido no nosso organismo quando ingerimos carboidratos em uma grande quantidade.

A determinação do colesterol LDL é uma técnica não muito utilizada, pois é tem um custo elevado. Para isso utiliza- se cálculos para estimar a fração deste. Na determinação do colesterol VLDL também feito um cálculo para estimar a fração dele presente no sangue.

Palavras – chaves

Colesterol

Colesterol HDL

Triglicérides

Analises

Amostra

Material e Reagentes

Material utilizado: espectrofotometro, banho maria, pipeta automatica, relógio, tubos de ensaio, estante para tubos, vortex, centrifuga, cubeta de quartzo.

Reagente: STD colesterol, R1, água destilada, STD colesterol HDL, SDT triglicérides, amostra 6.

Protocolo experimental

- Ao iniciarmos pegamos a amostra do paciente 6, para análise primeiramente do colesterol.

-Foi pipetado 1mL de R1, para fazer o branco.

- Pipetou-se 10μl de STD e 1mL de R1 para fazer o padrão.

- Pipetou-se 10μl da amostra e 1mL de R1.

- Para análise do colesterol HDL, pipetou- se 250μl da amostra e 250μl de R1.

- Essa solução foi agitada no Vortex e deixado em repouso.

- Centrifugou- se por 10 minutos, até a obtenção de um sobrenadante.

- Pipetou-se 100μl do sobrenadante e 1mL de R1.

- Homogeneizou-se todos os tubos e os colocou no banho maria por 10 minutos.

- Ajustou-se o espectrofotometro para 505nm.

- Adicionou-se o branco do colesterol, na cubeta, colocou-o no espectrofotometro, pressionou o botão O/A, retirou a cubeta e anotamos o resultado.

- Adicionou-se o padrão do colesterol na cubeta, colocou-o no espectrofotometro, anotamos o resultado.

- Adicionou-se uma das amostra na cubeta, colocou-a no espectrofotometro e anotamos o resultado. Fizemos este procedimento mais duas vezes com as amostras dos outros grupos.

-Adicionou-se o branco do colesterol HDL, na cubeta, colocou-o no espectrofotometro, pressionou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com