TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Hidrostatica

Exames: Lista De Hidrostatica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  2.065 Visualizações

Página 1 de 7

Lista de Exercícios de Hidrostática

1. Um cubo de gelo flutua na superfície da água. Calcule a fração submersa do cubo. (dGELO = 0,9 g/cm³; dAGUA = 1 g/cm³)

2. Um submarino tem massa de 20 toneladas. Qual deve ser seu volume, em m³ se ele estiver parado, totalmente submerso no mar? (dAGUA = 1 g/cm³)

3. (PUCRS) Um densímetro é um dispositivo que permite medir a massa específica ou densidade de fluidos. Um densímetro muito simples, para avaliar massas específicas, pode ser feito com um canudinho e um contrapeso (C) colado na base do mesmo. As figuras abaixo representam o efeito no densímetro (D), em equilíbrio, mergulhado em dois fluidos diferentes, Fluido 1 e Fluido 2.

A partir da figura, é correto afirmar que

(A) o peso do densímetro no Fluido 1 é maior do que no Fluido 2.

(B) no Fluido 2, o densímetro recebe um empuxo maior do que no Fluido 1.

(C) o densímetro afunda mais no Fluido 2 porque a massa específica deste fluido é maior.

(D) o empuxo sobre o densímetro é o mesmo no Fluido 1 e no Fluido 2.

(E) o Fluido 1 é mais denso do que o Fluido 2.

4. (UCS) Considere uma casa flutuante sobre as águas do Rio Amazonas. O que permite à casa flutuar é o fato de ela estar sobre 250 garrafas pet preenchidas apenas com ar. O conjunto casa mais 250 garrafas sofre um empuxo de 3000 N. Assumindo que a massa de cada garrafa seja de 90 gramas, qual o peso da casa? (ignore o peso do ar dentro de cada garrafa e considere a aceleração da gravidade como g=10 m/s²)

(A) 2700 N.

(B) 2725 N.

(C) 2775 N

(D) 2750 N.

(E) 2800 N

5. (UFPEL) Duas esferas de ferro de mesmo volume, uma maciça e outra oca, estão mergulhadas completamente num líquido. Baseado em seus conhecimentos sobre hidrostática, com relação à situação descrita acima, é correto afirmar que

(A) os empuxos sofridos pelas esferas serão diferentes, porém as pressões a que estarão submetidas serão iguais.

(B) tanto os empuxos como as pressões a que ficarão submetidas serão iguais, mesmo para profundidades diferentes, já que possuem o mesmo volume.

(C) as duas esferas sofrerão o mesmo empuxo e estará submetida a uma maior pressão aquela que estiver a uma profundidade maior.

(D) sofrerá o maior empuxo a esfera oca, e as pressões a que estarão submetidas serão iguais, visto que ambas são de ferro.

(E) sofrerá o maior empuxo a esfera maciça, e as pressões a que estarão submetidas dependerão das massas específicas das esferas.

6. (UFPEL) Um corpo tem seu peso registrado em um dinamômetro quando imerso no ar, na água (recipiente A) e em um líquido B (recipiente B) conforme indicam as figuras abaixo, respectivamente.

De acordo com os textos e seus conhecimentos sobre hidrostática, é correto afirmar que

(A) o líquido B tem densidade maior que a da água.

(B) a água tem densidade igual à do líquido B.

(C) o líquido B tem densidade menor que a da água.

(D) a densidade do líquido B não pode ser determinada por falta de dados.

(E) o empuxo sobre o corpo, quando mergulhado na água, é maior do que quando mergulhado no líquido B.

7. (UFRGS) A figura abaixo representa duas situações em que um mesmo cubo metálico, suspenso por um fio, é imerso em dois líquidos, X e Y, cujas respectivas densidades, dX e dY , são tais que dX > dY.

Designando-se por Ex e Ey as forças de empuxo exercidas sobre o cubo e por Tx e Ty as tensões no fio, nas situações dos líquidos X e Y respectivamente, é correto afirmar que

(A) Ex < Ey e Tx > Ty.

(B) Ex = Ey e Tx < Ty.

(C) Ex = Ey e Tx = Ty.

(D) Ex > Ey e Tx > Ty.

(E) Ex > Ey e Tx < Ty.

8. (UNESP) Três esferas maciças e de mesmo tamanho, de isopor (1), alumínio (2) e chumbo (3), são depositadas num recipiente com água. A esfera 1 flutua, porque a massa específica do isopor é menor que a da água, mas as outras duas vão ao fundo (veja figura a seguir) porque, embora a massa específica do alumínio seja menor que a do chumbo, ambas são maiores que a massa específica da água.

Se as intensidades dos empuxos exercidos pela água nas esferas forem, respectivamente, E1, E2‚ e E3, tem-se:

(A) E1 = E2 = E3.

(B) E1 < E2 < E3.

(C) E1 > E2 > E3.

(D) E1 < E2 = E3.

(E) E1 = E2 < E3.

9. (Unitau) Um navio de 100 toneladas, após receber certa quantidade de sacos de café, de 60 kg cada, passou a ter um volume submerso V = 160 m³. Quantas sacas de café entraram no navio se a densidade da água é 1,0 g/cm³?

(A) 100

(B) 1000

(C) 600

(D) 60

(E) 6000

10. (UFRGS) Uma caixa de 500 N tem faces retangulares e suas arestas medem 1,0 m, 2,0 m e 3,0 m. Qual a pressão que a caixa exerce quando apoiada com sua face menor sobre uma superfície horizontal?

(A) 100 N/m2

(B) 125 N/m2

(C) 167 N/m2

(D) 250 N/m2

(E) 500 N/m2

11. (UFRGS) Uma força de 2 N é aplicada perpendicularmente a uma superfície por meio de um pino de 1 mm2 de área. A pressão exercida pelo pino sobre essa superfície é

(A) 2 x 106 N/m2

(B)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com