TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luizamarcia

Trabalho Universitário: Luizamarcia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 9

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil? Resposta: Porque eles tiveram que contornar o continente africano a fim de alcançar as índias. Porque a cidade de Constantinopla que foi tomada pelos turcos não permitia mais a passagem dos navios mercantilistas.

2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo. Resposta: Os portugueses ficaram encantados com a figura do índio de cor parda, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos, quando falam em narizes bem feito se referem que não eram negros, andavam nus e não faziam nenhuma questão de encobrir o corpo, sendo assim foram considerados como seres de grande inocência.

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil. Resposta: Inconfidência Mineira-1789: Foi o primeiro movimento pela independência do Brasil. Dentre os inconfidentes destacou-se Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes. Os mineradores não conseguiam pagar os impostos cobrados por Portugal. A metrópole decretou então, a Derrama, que era a cobrança forçada dos impostos atrasados. Os inconfidentes queriam o fim dos impostos sobre o ouro, o perdão de todas as dívidas atrasadas,

Conjuração Baiana-1798: Foi um movimento organizado por negros e mestiços, que defendia uma proclamação de República, o fim dos privilégios, a igualdade entre as etnias e a abolição da escravatura. O governo conseguiu dominar o movimento e muitos líderes foram condenados à morte e executados.

5. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil? Resposta: O primeiro reinado Após a independência do Brasil tornou-se necessário organizar o novo Estado, através de uma Constituição. Neste momento, a vida política no novo país estava dividida em dois grupos. O Partido Português, e o Partido Brasileiro, O primeiro reinado foi marcado por uma grande crise econômica, financeira, social e política.

O segundo reinado o país passa por uma série de redefinições internas: repressão e anistia aos movimentos rebeldes e separatistas; reordena mento do cenário político em bases bipartidárias, etc... No segundo reinado a economia continuou em crise, e o poder central, controlado pelos grandes proprietários rurais do Sudeste,

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Que relação pode ser estabelecida entre as grandes navegações e a expansão do capitalismo?

2. Faça um resumo sobre o Tratado de Tordesilhas e seus objetivos.

3. Faça uma busca na Internet pela Carta de Pero Vaz de Caminha e sintetize a descrição que o escrivão português fez das terras brasileiras.

4. O pau-brasil é considerado a primeira matéria-prima brasileira a ser explorada pelos portugueses. Neste contexto, explique a sua importância para a economia de Portugal, nos primeiros anos de exploração da terra brasileira.

5. Em que consistiu o Bloqueio Continental determinado por Napoleão Bonaparte e qual sua relação com a vinda da família real para o Brasil?

UNIDADE 2

BRASIL REPÚBLICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Apresente os conflitos sociais ocorridos no Brasil no fim do período monárquico, que favoreceram a mudança de regime no ano de 1889. Resposta: O Brasil firmou-se como um país exportador de café e desenvolvimento industrial. Ocorreram várias revoltas e problemas sociais em todo o território brasileiro. Com a Proclamação da República, o Brasil deixou de ter um regime monárquico, em que o imperador centralizava o poder, tomando decisões de acordo com seus interesses e passou a ter um regime republicano de governo. Os direitos políticos, que eram privilégios de uma elite, foram estendidos a uma parcela maior da população, embora ainda beneficiassem os grandes latifundiários.

2. Como foi chamada a política do Brasil nos primeiros trinta anos após a proclamação da República? Por quê?

Resposta:

3. Descreva como foi a política brasileira nos dois períodos de governo de Getúlio Vargas. Resposta: O controle político brasileiro foi feito por muitos anos através do revezamento de representantes para o governo federal, de São Paulo e de Minas Gerais, o que gerou insatisfação, principalmente da elite do Rio Grande do Sul e entre os militares que buscavam participação da vida política do país. Em novembro de 1930, Getúlio Vargas assumiu o Governo Provisório e passou a governar por meio de decretos-leis, limitando o poder dos Estados. Os governadores, que foram eleitos pelo voto direto, foram substituídos por interventores nomeados diretamente pelo presidente da República. O Executivo federal tornou-se todo-poderoso. Uma ditadura foi instalada no país. Nesta fase, o governo de Getúlio Vargas promulgou a Constituição de 1934, que estabeleceu o salário mínimo e as férias remuneradas para os trabalhadores, instituiu o voto feminino e determinou o ensino obrigatório e gratuito para as crianças.

4. Escreva sobre o movimento conhecido por “Diretas Já”, argumentando sobre a sua principal reivindicação e o seu desfecho. Resposta: A campanha tentava garantir que o primeiro presidente pós-regime militar fosse escolhido, em 1985, pelo Colégio Eleitoral, e também a importância de se analisar que não podiam mais decidir quem entrava ou saia do poder sem a consulta da sociedade. O poder não podia ser concentrado mais nas mãos de milicos isto foi significante para nossa luta em favor da volta da democracia no país.

5. Faça um comentário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com