TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Líderes como líderes

Artigo: Líderes como líderes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Artigo  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Executivos como lideres educadores

É mais um assunto que desperta o interesse em termos da qualidade de trabalhos que abordam o tema da liderança. A mesma é alvo de uma das maiores preocupações dos pesquisadores do comportamento humano no trabalho. Qualquer que seja o significado atribuído ao tema, sua relevância é indiscutível. E vale também quando se trata de dar vida e dinâmica ao sistema de educação coorporativa (SEC).

Varias praticas adotadas em todo o mundo tem produzido ótimos efeitos. A primeira é envolve os principais lideres do alto escalão como aprendizes e acadêmicos. Um numero crescente de CLOs esta se reportando hoje diretamente ao CEO para estabelecer as direções que devem ser seguidas na área de educação, sendo esse o primeiro elo para ajudar a aliar a educação a metas do negocio.

MEISTER – evidencia 7 papeis a serem desempenhados pelos executivos para terem êxito como lideres educadores.

Visionário: apontar a direção do SEC;

Patrocinador: promover o encorajamento nos colaboradores;

Controlador: participar ativamente no controle do desenvolvimento de competências;

Especialista: idealizar e desenvolver novos programas educacionais;

Professor: ensinar nos programas educacionais;

Aprendiz: mostrar também sua vontade de aprender, frequentando cursos; e

Comunicador: divulgar e promover interna e externamente o SEC.

Foi feita uma pesquisa nos Estados Unidos envolvendo 250 empresas, 170 haviam criado UCs, algumas foram pesquisadas e classificadas em três categorias, Iniciante, Estabelecida e Especialista.

De modo geral, a partir dos resultados desta pesquisa, não ficou evidenciada a participação destacada dos líderes nos SECs (Sistema de Educação Coorporativa). O baixo grau de concordância (média = 3,24) com relação à assimilação do conceito de EC por parte dos líderes pode ser um problema potencial. Assim, recomenda-se focar nas ações de conscientização e participação dos líderes nas atividades de EC, o que aumentaria sensivelmente as possibilidades de sucesso do SEC.

Por fim podemos concluir no que tange a importância dos lideres e gestores que é fundamental que os mesmo assumam seu papel de educadores, pois se envolvendo e se responsabilizando pela equipe eles terão melhor desenvolvimento dentro da organização.

A tabela abaixo ilustra os principais resultados relativos a questão de respeito diretamente da participação dos executivos ou lideres nos SECs

((((( IMAGEM DA TABELA))))

Percebemos que a participação de lideres é crucial dento de uma organização. E a identificação das necessidades criticas é importante para garantir a concepção e implementação de programas educacionais.

No que se refere ao envolvimentos da alta cúpula c o SEC as avaliações denotam um alto grau de concordância.

Na questão que trata da participação das lideranças na concepção dos programas educacionais foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com