TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIPULAÇAO DE MEDICAMENTOS

Artigos Científicos: MANIPULAÇAO DE MEDICAMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

A Farmacenter é uma empresa do ramo de prestação de serviços, seu proprietário é um empreendedor, pois está sempre inovando e procurando novas formas de a empresa estar sempre evoluindo, e também um administrador formado e pós graduado, sendo ele quem administra a mesma.

Muito se fala em gerenciamento de serviço, mas na realidade o que vem a ser serviço? E o que vem a ser gerenciamento?

Serviço é um produto intangível, ou seja, não pode ser tocado. De acordo com Ramaswamy (1996, p.3), o serviço pode ser entendido com “as transações de negócios que acontecem entre um provedor (prestador de serviço) e um receptor (Cliente) a fim de produzir um resultado que satisfaça o cliente”. Esta definição tem um caráter abrangente, pois se aplica tanto para empresa de manufatura como para empresas de serviços.

Grönroos (1995, p. 36) apresenta outra definição interessante:

O serviço é uma atividade ou uma série de atividades de natureza mais ou menos intangível – que normalmente, mas não necessariamente, acontece durante as interações entre clientes e empregados de serviços e/ou recursos físicos ou bens e/ou sistemas do fornecedor de serviços – que é fornecida como soluções aos problemas dos clientes.

GIANESI & CORRÊA(1994) apontam a tendência de comercialização de serviços anteriormente considerados atividades de apoio como fator que contribui para as estatísticas de crescimento dos serviços - em alguns casos é gerada uma nova unidade de negócio para seu gerenciamento. Mas o fato de os serviços virem se constituindo em elemento de diferenciação competitiva eleva, sem dúvida, a sua importância. Isto tem provocado a busca por melhorias por parte das empresas de serviços. Não se tem, como na manufatura, tantas referências sobre empresas de serviços que se possa considerar exemplos de excelência. Aliado a estes aspectos, há que se considerar a estratégia de gerenciamento das empresas do setor de manufatura, cuja orientação predominantemente voltada para produto tem prejudicado mudanças na forma de atuação, levando as mesmas a uma atuação que impede maior flexibilidade no sentido de atender diferentes tipos de necessidades. O enfoque tradicional de manufatura proporciona uma visão internalizada por parte das organizações, em que predominam os aspectos de produção de bens, e por conseguinte as especificações relativas a estes.

A contribuição ao cliente, ou prestação do serviço, se dará na medida em que a empresa forneça ao cliente um meio de satisfazer a sua necessidade específica. O processo de satisfação desta necessidade poderá prescindir ou não da inclusão de bens. Quando DEMING(1982) defende que o sistema de produção deve ser encarado como um todo, ele está, na verdade, propondo uma mudança de enfoque, no sentido de que a empresa encontre formas de atender o cliente, e que a responsabilidade de uma companhia não se encerra com a entrega de um bem produzido, mas que se estenda também à própria utilização pelo usuário. Raciocínio semelhante é sugerido por ISHIKAWA(1985), ao definir garantia de qualidade como a satisfação proporcionada por um produto, durante um longo período de utilização. Algumas empresas de bens de capital estão descobrindo ou já trabalham com este conceito, na medida em que incluem atividades de apoio ao usuário, sobretudo através de suporte técnico ao produto. Segundo BERRY(1992), "uma das forças que empurram os fabricantes para operações que dependem mais de serviços é o maior potencial para construir uma vantagem competitiva sustentável por meio de serviços do que de mercadorias".

O Gerenciamento Vem de gerenciar que significa, organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho. Portanto gerenciamento nesse caso nada mais é que organizar, planejar ações que facilitem a prestação dos serviços aos clientes.

O gerenciamento de serviços tem por objetivo prover um serviço de com qualidade e alinhado às necessidades do negócio, buscando sempre uma redução de custos à longo prazo.

Com um Programa de Responsabilidade Social, a FarmaCenter executa projetos voltados para a comunidade, dando ênfase às áreas de saúde e bem estar da população carente, gerando atendimento e doações de medicamentos e equipamentos especiais para hospitais públicos e ONGs da cidade.

Gerenciamento de serviços trata-se de toda forma utilizada para moldar estratégias de auditoria, supervisão, acompanhamento, avaliação e formulação de diversificado feedback para os recursos tecnológicos, financeiros, humanos de uma organização.

A FarmaCenter é gerenciada por pessoas competentes que operando de maneira criativa dentro de uma estrutura de valores e objetivos de negócios compartilhados. No mercado de medicamentos e equipamentos diferenciados, foram necessárias várias pesquisas de mercado, cliente e produto antes da execução da organização, era preciso conquistar o seu cliente e o seu espaço num mercado tão competitivo e diferenciado nos ramos de medicamentos. Para chegar nessa estrutura de mercado foram usadas estratégias específicas contando com um grupo de funcionários extremamente treinados e capacitados.

Segundo Kahtalian (2008) Marketing de serviços, continua sendo marketing, para uma empresa de serviços como para outras empresas também, diz respeito a administração de marketing e ao composto de marketing. Esse composto de marketing ficou conhecido como os 4Ps:

* PRODUTOS: Ou serviços tem a finalidade de atender aos desejos ou as necessidades dos consumidores;

* PREÇO: Preços de produtos são mais comparáveis que os preços de serviços;

* DISTRIBUIÇÃO (PRAÇA): A distribuição de serviços implica na distribuição de custos fixos;

* PROMOÇÃO: As comunicações em serviços costumam ser pessoais e interativas (boca-a-boca e venda pessoal).

Dentro do marketing de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com