TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO ADM

Trabalho Escolar: MODELO ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  1.654 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DE CASO POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS

A Metalúrgica Santa Rita S.A. (Merisa) é uma empresa que pode gabar-se de ter todos os seus cargos recenseados, descritos e analisados. Além disso, é uma empresa onde a avaliação do desempenho já é uma realiza de em todos os níveis da organização.

Contudo, para Alberto Oliveira, o gerente de recursos humanos da Mesarisa, há ainda muita coisa pela frente. O próximo passo que pretende dar é a implantação de uma administração de salários baseada em avaliação e classificação de cargos e pesquisas salariais periódicas. Contudo, Alberto precisa do consenso e aprovação do seu plano pela diretoria. Como as coisas não estão muito boas para a empresa – alta inflação, o desemprego, o fantasma da recessão, os altos juros elevando ainda mais o custo do dinheiro, a baixa produção forçando ainda mais a capacidade ociosa da empresa, as vendas em patamar, as dificuldades quanto à exportação, a incerteza quanto ao futuro – os eventos não são muito favoráveis para grandes inovações na área. Apesar de tudo, Alberto acha que, num momento como esse, a implantação de um sistema racional de administração de salários seria muito bem recebida pelo pessoal, como um sinal de lealdade da empresa, mesmo que o sistema não trouxesse imediatamente grandes benefícios para os empregados.

Com essas idéias na mente, Alberto pôs-se a trabalhar. Precisaria inicialmente definir muitas coisas antes de bolar um plano que pudesse apresentar à diretoria e obter sua aprovação.

 Iria dividir os cargos da mesma maneira como fez no programa de análise e descrição de cargos? Quais os conjuntos de cargos?

Em primeiro plano terá que definir uma cultura organizacional centralizada em relação à tomada de decisões, fazer uma classificação dos níveis hierárquico, neste caso temos uma decisão dos membros da Diretoria com relação à abertura de três novos cargos Analisar as informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa ter para desempenhar o cargo adequadamente. (CHIAVENATO, 2008, p. 218). A análise de cargos envolve as competências necessárias que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo. É uma verificação comparativa entre as competências requeridas, tarefas e atribuições

Gerente de Departamento de Compras, Supervisor de Compras Técnicas e Chefe de Programação de Materiais, sem que haja a participação de outros membros da organização no processo de decisão.

Vemos que o modelo de gestão empresarial é conservador, não só pelo modelo centralizado de decisão, mas também pela divisão departamental da organização, tendo em vista a burocratização e modelo de gestão que os membros da organização estão sujeitos, visando departamentos independentes e também organograma da empresa.

Nota- se que a empresa está passando por um processo de crescimento (médio porte/grande porte) talvez com conseqüência esteja ocorrendo essa mudança, necessária para adaptação ao mercado a fins de manter a competitividade e sustentabilidade em relação ao ambiente externo.

 Quais os métodos de avaliação a aplicar em cada um desses conjuntos de cargos?

R - Critérios adotados para diferenciar as pessoas, à capacidade de entrega, ao valor agregado pela pessoa à empresa, ou seja, as pessoas serão avaliadas com base em conceito de cargo, pelo “o que fazem” enquanto para as pessoas os cargos constituem fonte de expectativas e motivação na organização. A posição de um cargo no organograma define o nível hierárquico, isto é, relações de subordinação e/ou supervisão e o departamento ou área onde o cargo está localizado

 Quais os tipos de classificação?

Gerente de Compras: é o profissional responsável por gerenciar o setor de compras, efetuar contato com fornecedores e clientes. Um Gerente de Compras apresenta, e analisa proposta e orçamentos realizados pelo comprador.

Supervisor de Compras é o profissional responsável por supervisionar a base de fornecedores locais nos âmbitos: de competitividade comercial, robustez técnica e saúde financeira.

Um Supervisor de Compras administra fornecedores, negocia políticas comerciais, realizando a busca constante de melhorias e liderar equipe.

Chefe de Programação de Materiais: Dar suporte administrativo e técnico na área de materiais, patrimônio e logística: Controlar material de expediente; metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento.

A classificação dos cargos quanto à hierarquia e/ou valor do salário, o nome do cargo efetivo, a função geral desempenhada, o salário de ingresso na empresa e as variações de salário ao decorrer das promoções.

A classificação consiste em: levantar, classificar e catalogar todas as funções da empresa

 Como bolar as pesquisas salariais?

Pesquisa salarial é utilizada como fonte de informações para as tomada de decisão no que diz respeito às políticas de Recursos Humanos da empresa. Desta maneira organização pode planejar como será seu posicionamento no mercado em que atua. É necessário que a empresa siga um roteiro básico para a realização da pesquisa salarial. É um processo relativamente simples, porém exige bastante cuidado na escolha dos critérios utilizados.

 Quais critérios para escolher as empresas e os cargos de referência? Como seriam feitos os questionários?

Basicamente existem três possibilidades para a condução das entrevistas com a finalidade de obter informações sobre os cargos: realização de entrevistas individuais com o próprio ocupante do cargo, entrevista grupais com pessoas que ocupam mesmo cargo ou entrevista com um profissional, geralmente o gerente da área,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com