TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOEDASECREDITOS Atualizaod

Artigo: MOEDASECREDITOS Atualizaod. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 16

Uniplan – Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

MOEDAS E CRÉDITOS

Profª: Mirizete

Turno: Vespertino sala: 06

Alunas:

Michele Claro

Gabriela Costa

Poliana Sales

Maria Brandão

Muriel Lima

Karen Matias

Cleonice Sousa

Cleide Farias

Lucinalva Almeida.

Olívia Oliveira

Rosana

Sumário

Introdução 2

1 - Em que consiste a oferta de moedas? 3

2 - Conceituem e expliquem quais os principais meios de pagamento 3

3 - Falem a respeito das moedas brasileiras tanto no que tange aos nomes (cruzado, cruzeiro, reais etc) como em relação aos seus valores na época. 4

4- O que é e quem monitora a oferta de moeda na economia? 5

5 - Quais as principais funções do Banco Central? 6

6 - O que é politica monetária? 6

7 - Explique de forma resumida como ocorre a oferta de moeda pelos bancos comerciais. 7

8 - Comente a respeito da demanda (ou procura) da moeda 8

9 - Qual o papel da taxa de juros nas economias dos países e em relação aos agentes econômicos (empresas, consumidores e governo)? 9

10 - Comente sobre a finalidade bem com as atribuições dos seguintes órgãos: 10

11 - Tabelas – taxas de juros do Banco Central do Brasil atuais e histórico de taxas de juros 13

Conclusão 14

Referências 15

Introdução

A moeda é utilizada a todo o momento. Sabe-se a importância de possuí-la, no entanto, poucas vezes se tem a noção de suas origens, do motivo pelo qual foi criada e de suas reais funções. Sabe-se que há uma certa quantia de moeda circulando, mas dificilmente se sabe como se dá a oferta e a demanda deste importante mecanismo de troca que é a moeda.

Serão apresentadas as características da moeda e crédito e, o desenvolvimento da unidade monetária que nos acompanha, bem como, a sua importância para a sociedade brasileira e mundial como um todo, pelas vantagens que oferece e, por suas próprias funções de troca, pagamentos, reserva de valor e denominação. Também será mostrado como acontece à oferta de moeda e porque há a demanda por moeda.

1 - Em que consiste a oferta de moedas?

A moeda surgiu a partir da necessidade do homem de realizar trocas para suprir seus desejos. A princípio o homem coletava frutos, caçava e pescava. Depois, com a evolução, o aumento do número de pessoas e conseqüente aumento das necessidades, passou a querer fazer trocas a partir do que ele produzia. Assim, se certo homem havia pescado um peixe e estava com vontade de comer uma fruta, a qual ele não possuía, ele deveria encontrar outro homem que possuísse tal fruta e que quisesse trocá-la por seu peixe. A dificuldade dessa troca, o escambo, estava justamente em encontrar alguém que possuísse o objeto desejado e quisesse trocá-lo justamente pelo objeto que o outro possuía. A partir dessa dificuldade começou-se a estipular objetos-moeda. Tais objetos teriam que ter uma aceitação total dentro do grupo em que se fazia a troca. Esses objetos-moeda variaram muito de acordo com cada civilização e entre os mais comuns estão o gado, o sal (que deu origem à palavra salário), a carne, minerais (ouro, prata, cobre), cereais, cevada, etc.

2 - Conceituem e expliquem quais os principais meios de pagamento

Em sentido restrito, meios de pagamentos correspondem ao total de mordas em poder do publico e os depósitos.

Sistema Emissores

M1- consolidado monetário: passivo monetário restrito do banco central e passivo monetário ampliando das instituições depositárias e fundos de renda fixa.

M2-consolidado bancário menos fundos de renda fixa: passivo monetário restrito do banco central e passivo monetário ampliado emitido primariamente pelas instituições depositárias.

M3- consolidado bancário: passivo monetário restrito do banco central e bancos criadores de moeda escritural, passivo monetário restrito do banco central e passivo monetário ampliado das instituições depositárias e fundos de renda fixa.

M4- consolidado bancário mais governos: passivo monetário ampliado do banco central, instituições depositárias, fundos de renda fixa e tesouros nacional, estaduais e municipais.

3 - Falem a respeito das moedas brasileiras tanto no que tange aos nomes (cruzado, cruzeiro, reais etc) como em relação aos seus valores na época.

1500 – Tostão - Ao chegar ao Brasil, os portugueses encontram cerca de 3 milhões de índios vivendo em economia de subsistência. Já os colonizadores usam moedas de cobre e ouro, que têm diversos nomes de acordo com a origem: tostão, português, cruzado, vintém e são-vicente.

Século 16 - Jimbo e réis - A pequena concha era usada como moeda no Congo e em Angola. Chegando ao Brasil, os escravos a encontram no litoral da Bahia e mantêm a tradição. Desde o descobrimento, porém, a moeda mais usada é o real português, mais conhecido em seu plural “réis”, que valeu até 1942.

1614 – Açúcar - Por ordem do governador do Rio de Janeiro, Constantino Menelau, o açúcar é aceito como moeda oficial no Brasil. De acordo com a lei, comerciantes eram obrigados a aceitar o produto para pagar compras.

1695 - Cara e coroa - Casa da Moeda do Brasil, inaugurada na Bahia um ano antes, cunha suas primeiras moedas de ouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com