TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTOS SOCIAIS

Artigo: MOVIMENTOS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 5

1- O CONCEITO DE MOVIMENTO SOCIAL

Movimento social se refere a um grupo de pessoas organizadas que tem por objetivo alcançar mudanças sociais, conforme seus valores e ideologia, o movimento torna-se porta voz de suas lutas, um grupo ou classe social que luta e defende seus direitos, seja social, economico, religioso, politico entre outros, isso requer uma organização bem desenvolvida, e pessoas bem engajadas, não se limitam a manifestações publicas, mais em uma organização que luta para se alcançar seus objetivos politicos, e possuem uma ação organizada de carater permanente por uma determinada bandeira.

Segundo Gloria Gohn os movimentos e ações de grupos identitários que lutam por direitos sociais, economicos, politicos e recentimente culturais, são movimentos de seguimentos sociais excluidos (2012 pag. 13)

Esses movimentos lutam para melhor condiçoes de vida, diversidades culturais e por seus direitos, na atualidade buscam parcerias com esfera publica, com outras entidades da sociedade civil e politica tendo um grande poder de controle social, sem desigualdades, exclusões de qualquer natureza. Busca-se a igualdade, mas reconhece-se a diversidade cultural.

2- A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Um movimento social é sempre expressão de uma ação coletiva e decorre de uma luta social política, econômica ou cultural. Tem os seguintes elementos constituintes: demandas que configuram sua identidade, adversários e aliados, base liderança e assessorias que se organizam e articuladores e articulações e formam redes de mobilizações práticas. Na atualidade, muitos deles apresentam um ideário civilizatório que coloca como horizonte a construção de uma sociedade democrática, suas ações são sustentabilidade e não apenas auto desenvolvimento. Lutam por nova culturas de inclusão; contra a exclusão, reconhecimento de diversidade cultural.

Os movimentos sociais sempre tem um caráter educativo para seus protagonistas, na atualidade tematizam e redefine a esfera pública realizam parcerias com outras entidades da sociedade civil e política tem grande poder de controle social e constrói modelos de inovações sociais.

O novo milênio apresenta uma conjuntura social e política extremamente contraditória, o Estado alterou sua forma de relação com o setor social. De um lado, significa reconhecimento social, especialmente de identidades culturais reivindicadas pelos movimentos; de outro, passou a haver um maior controle social - de cima para baixo, pois as identidades têm sido formatadas em “políticas de identidades”, e não em processos de assegurar “identidades políticas” construídas pelos próprios sujeitos participantes. A mudança na ordem dos termos muda o sentido da ação social. As políticas públicas passaram a ser eixo estruturante das ações coletivas, organizadas sob um leque de temáticas com formas variadas.

Ao mesmo tempo em que vários movimentos sociais tiveram mais condições de organização, tanto interna como externa, dado o ambiente político reinante, eles perderam muito sua autonomia e consequentemente, sua força política, por diferentes razões. As Conferências nacionais já são de outra matriz estruturante, institucionalizadas. Nos últimos anos, impera certo modismo que tenta se desvencilhar de imagens movimentalistas dos anos 80 e construir novas representações sobre as ações civis, agora tidas como ativas e propositivas, atuando segundo formas modernas de ação coletiva, expressas em discursos como “articular-se em redes como exigência para sobrevivência”.

Esses novos movimentos, tem a capacidade de auto se organizarem, não se vinculando a nenhum tipo de organização, sendo a sua única preocupação a igualdade entre os membros e buscando sempre superar algum tipo de carência, pois só assim alcançaram-se alguns objetivos. (LISBOA , 1988).

Os novos movimentos sociais, não estão somente ligados ao mesmo tipo de carência, existem muitos outros fatores como identidade, autonomia e emancipação, que os unem dando mais força a estas lutas que estão cada vez mais articuladas com as igrejas, que se mostram mais sensibilizadas com a população, contribuindo com os movimentos, pois, na maioria das vezes é com o apoio da igreja que os integrantes encontram forças para continuarem a luta.

Existem vários tipos de movimentos sociais no Brasil, mas os que mais tiveram repercussão foram os movimentos urbanos e os movimentos de luta pela terra. Os movimentos que lutam pela terra, sempre tiveram maiores repercussões, pois é uma luta que parece nunca ter fim. Esse problema tem suas raízes no período de colonização do Brasil, onde as terras foram mal distribuídas.

Com o surgimento dos movimentos sociais, urbanos e rurais, fora de enquadramentos partidários, foi de certo modo uma grande novidade na sociedade brasileira, uma nova forma de expressão social que se combinou com o florescer de novos sujeitos sociais e políticos. As restrições partidárias viabilizaram a emergência de protagonistas do enredo histórico que o populismo das décadas anteriores havia sepultado na vala comum dos beneficiados antecipadamente pelo Estado provedor. Todas as demandas sociais ganhavam expressão e solução nas antecipações dos governantes e dos políticos.

Movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos. Podem objetivar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com