TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOvimentos Sociais

Ensaios: MOvimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho objetiva fazer uma reflexão teórica acerca da importância do conteúdo programático da disciplina Movimentos Sociais no Brasil ,no curso de graduação em Serviço Social na visão da construção de um projeto de formação acadêmica crítica dos discentes, num contexto de luta pela hegemonia de um projeto ético-político da profissão ancorado nas lutas pela transformação das atuais relações sociais de produção e nos interesses das classes trabalhadoras. Considera-se a relevância da referida disciplina para os fundamentos que norteiam a prática do Assistente Social, a partir da compreensão da totalidade social e do próprio entendimento da essência da sociedade burguesa e da luta de classes como fundamentos histórico-teóricos das expressões da questão social.

Os movimentos sociais geram uma série de inovações nas esferas pública e privada, participando direta ou indiretamente da luta política de um país e contribuindo para o desenvolvimento e transformação da sociedade civil e política. Portanto os movimentos sociais assumem aspectos próprios do seu tempo histórico. Em tempos de ajustes neoliberais, as demandas dos movimentos sociais são planejadas de acordo com os fenômenos sociais produzidos pela adoção do receituário das políticas neoliberais imposto pelas agências multilaterais (Banco Mundial, BIRD, ONU, etc.).

Deste modo, prega-se o Estado mínimo para as políticas sociais, e o Estado máximo para a mercado financeiro, assim as respostas para expressões da questão social serão orientadas pelos seguintes fundamentos: “desresponsabilização do Estado, desoneração do capital e autoresponsabilização do cidadão e da comunidade local.” (MONTAÑO e DURIGUETO, 2011, p. 306).

Cada um dos movimentos possuía uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.

No início do século XX, era muito mais comum a existência de movimentos ligados ao rural, assim como movimentos que lutavam pela conquista do poder político. Em meados de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços públicos (rodovias, praças, etc.). Os movimentos populares urbanos foram impulsionados pelas Sociedades Amigos de Bairro - SABs - e pelas Comunidades Eclesiais de Base - CEBs. Nos anos 1960 e 1970, mesmo diante de forte repressão policial, os movimentos não se calaram. Havia reivindicações por educação, moradia e pelo voto direto. Em 1980 destacaram-se as manifestações sociais conhecidas como "Diretas Já".

Em 1990, o MST e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores.

Dentre os elementos identificados, especificamente das análises da obra de Maria da Glória Gohn, encontramos dois eixos fundamentais de diferenciação: a forma de organização e os objetivos. Com esta indicação verificamos que as ONG’s são organizações da sociedade, organizadas sob a forma de uma instituição da sociedade civil, que se declara sem fins lucrativos, com o objetivo de lutar e/ou apoiar causas coletivas, tendo como público-alvo os setores carentes financeiramente, envolvidos em processos de dominação. Já os Movimentos Sociais são ações sociopolíticas, construídas por atores sociais coletivos pertencentes a diferenças classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica, que podem contribuir para o desenvolvimento ou não da sociedade civil. Pelas ações que desenvolvem na sociedade verificamos que ONG’s e Movimentos Sociais, para além dos conceitos consagrados na literatura, são expressões do movimento dialético da sociedade como parte da categoria Sociedade Civil onde ocorrem as relações entre os organismos de participação política que, por sua vez, são dotados de inúmeras contradições, assim como os seus elementos. Na contemporaneidade ONG’s e Movimentos Sociais vêm assumindo função relevante no processo de construção de alternativas na sociedade; em particular, destacam-se as lutas no enfrentamento ao neoliberalismo; e isso é um fato comum.

Concomitante às ações coletivas que tocam nos problemas existentes no planeta (violência, por exemplo),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com