TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Makting

Ensaios: Makting. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

ELTON SOUZA DIAS

“A FORD ACERTA O RUMO”

Vilhena

2014

ELTON SOUZA DIAS

“A FORD ACERTA O RUMO”

Trabalho de Superior de Tecnologia em Marketing 1º e 2º semestre flex, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de: Fundamentos de Administração e Marketing; Comportamento do Consumidor; Ética, Política e Sociedade; Economia. Professores: Sebastião de Oliveira; Henry Nonaka; Marcos Roberto Marques; Marcia Bastos; Wilson Salvalagio

Vilhena

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................5

3 CONCLUSÃO .................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................... 8

1 INTRODUÇÃO

Nosso trabalho tem o objetivo de meditar sobre questões relacionadas à Superior de Tecnologia em Marketing. Nossa análise está pautada sobre a empresa Ford, que no primeiro momento abordaremos sobre as possibilidades de a referida empresa conquistar novamente o seu lugar no ranking de vendas. Para isso, meditaremos sobre a incorporação de alguns opcionais se eles podem ou não elevar o valor do veículo. Faremos também uma análise sobre “Segmentação” que compreenderá as seguintes vertentes: Demográfica; Geográfica; Psicográfica e Comportamental, em seguida, três modelos de carros da referida empresa, bem como, para cada segmento que eles são direcionados.

Sabe-se que a escolha do automóvel está diretamente ligada à classe social do cliente. Baseado nessa premissa mencionaremos as variáveis que determinam a classe social, e também as fontes de informação que podem ser usadas na compra de um carro. Em seguida abordaremos aspectos de uma campanha que preserve os aspectos éticos e politicamente corretos de uma equipe de marketing. Para atingirmos nosso objetivo alencaremos os seguintes pontos: o marketing cria desejos e necessidades ou simplesmente os satisfaz; os desejos e necessidades do consumidor são moldados aos interesses da empresa; o marketing se prevalece de fraquezas e dificuldades emocionais das pessoas para comercializar seus produtos e por fim se o marketing desenvolve e promove produtos prejudiciais aos consumidores e à sociedade aumentando os custos sociais decorrentes de sua comercialização.

E ao final, ponderar sobre o prejuízo que a Ford teve no quarto trimestre de 2013; os mercados Brasil e Argentina e suas taxas cambiais, as possibilidades de a empresa dar a volta por cima, já que o mercado local está às voltas com problemas como inflação e crescimento econômico e a taxa de câmbio no país está bastante volátil (instável). Pois, os veículos escolhidos para alavancagem das vendas da Ford serão veículos de preço mais alto que dos concorrentes e os recursos previstos para investimento já se esgotaram. Diante desse cenário, encontrar uma possível reposta para a pergunta: “A Ford conseguirá manter sua posição no mercado e conseguirá reverter o prejuízo do quarto trimestre? Após meditar sobre a proposta apresentada, finalizamos nossa análise com a conclusão dos assuntos abordados.

2 DESENVOLVIMENTO

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

O mercado competitivo é bastante vasto e a todo instante um concorrente lança um produto na praça que de certa forma obrigará os seus rivais a se mexerem. A Ford estava acostumada com a liderança há duas décadas, quem sabe nesse período, ela não se estagnou um pouco enquanto seus concorrentes trabalhavam acirradamente para alcançar esse pódio. Isso não é um trabalho de poucos dias e sim investimento a longo prazo. Diante da real situação, parece-nos que não há muito que se fazer momentaneamente para mudar a realidade.

A remodelação do novo “KA” irá elevar o valor do produto, porém os gestores acreditam que esses “opcionais” oferecidos aliados a marca “Ford” ainda farão diferença por uma marca consagrada. Acredita-se que o consumidor mesmo sabendo que o valor desse é maior do que o de alguns concorrentes irão o adquirir em virtude de esses elementos virem anexados a um Ford.

Veremos agora, algumas vertentes e significado da palavra “Segmentação”. Segundo o Dicionário de Português segmentação quer dizer: Ato ou efeito de segmentar. “Divisão por segmentos” E ainda conforme afirma Baideque (2008) a Demográfica, Envolve dividir o mercado com base em características da população. Essa abordagem segmenta os consumidores de acordo com variáveis como: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, escolaridade, ocupação, etc. Enquanto a Psicográfica Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude etc. Definição. É o processo de dividir o mercado com base em como as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesses e opiniões.estilo de vida. E por fim a Comportamental

que classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. Uma forma dessa classificação foi a segmentação por benefícios, que classifica seus clientes de acordo com o principal benefício que buscam no produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com