TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mancal

Artigo: Mancal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 4

Mancais

Mancais são elementos de maquinas que permitem movimento relativo orientado entre dois componentes, enquanto transmitem forças de um componente para o outro sem permitirem movimento na direção da aplicação da carga. Por exemplo, cada uma das transmissões mostrada na figura abaixo necessita de um conjunto de mancais para sustentar estavelmente o eixo com suas cargas aplicadas, enquanto ao mesmo tempo permitem que o eixo gire livremente. As cargas aplicadas no eixo são tipicamente produzidas por engrenagens, correias, correntes, volantes ou outros elementos especializados montados no eixo. Todo dispositivo mecânico com partes moveis necessita de pelo menos um mancal de algum tipo para permitir o movimento relativo desejado enquanto prove as restrições necessárias e a capacidade de carregamento.

Todos os mancais podem ser classificados de forma ampla em dois tipos:

Mancais de deslizamento

Mancais de rolamento

Para este trabalho trataremos apenas sobre o mancal de deslizamento, caracterizados pelo escorregamento de uma superfície móvel sobre outra.

Cuidados com os mancais de deslizamento

Para uma boa limpeza os mancais uma vez desmontados devem ser lavados com querosene para que seja removido toda a impureza e o produto lubrificante velho que ali esta.

Depois da lavagem os mancais deveram ser lubrificados com o mesmo tipo de lubrificante que vinha sendo utilizado a não ser que este lubrificante vinha causando algum dano ao mancal, no local de funcionamento dos mancais a limpeza deve ser continua evitando a proximidade de elementos que possam contaminar o lubrificante como agua, partículas metálicas, pó abrasivos ou ácidos.

O alinhamento dos mancais de deslizamento pode ser obtido do seguinte modo: Podemos coloca-los sobre o eixo fazendo os girar deste modo poderemos observar as marcas provocadas pelo eixo contra o mancal. Quando os mancais estiverem alinhados as marcas devem ser uniformes.

Como controlar as folgas dos mancais de deslizamento: Para controlar as folgas é preciso um posicionamento correto do conjunto mancal e eixo de modo que ele possa girar livremente o controle da folga entre mancal e eixo deve ser feito através de uma lamina verificadora de folga calibrada.

Para cada tipo de mancal exige uma manutenção com diferentes períodos como por exemplo: mancal de eixo que sustentam polias a manutenção deve ser feita uma vez por mês no caso do mancal de apoios pequenos a manutenção deve ser feita a cada dois meses já os mancais de cabeçotes com caixa de engrenagem devem ser inspecionados a cada vinte dias. Esses são alguns dos cuidados necessários com os mancais de deslizamento os mesmo são essenciais para manter a vida útil dos mancais e assim possibilitando seu funcionamento correto.

Modos prováveis de falhas

Em função do uso especifico, da quantidade de movimento relativo de deslizamento, o tipo de regime lubrificante na interface de deslizamento e o meio, mancais de deslizamento podem ser vulneráveis a falha através de vários modos possíveis. As possíveis falhas podem ocorrer por escoamento, corrosão, desgaste adesivo, desgaste abrasivo, desgaste corrosivo, desgaste por fadiga superficial, desgaste por atrito, fluência ou desgaste por contato e aderência. Por exemplo, se as cargas radiais no mancal forem altas em um mancal de deslizamento tipo munhão e mancal particularmente quando em repouso, escoamentos significativos podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com