TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Trabalho Academico

Monografias: Manual De Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

2LISTA DE EXERCÍCIOS – ESTATÍSTICA

PROCESSOS QUÍMICOS – 2 PERÍODO

1. Nos parênteses, assinale Q, D ou C, conforme a variável em questão seja qualitativa, quantitativa discreta ou quantitativa contínua, respectivamente:

a-( ) idade, em anos completos

b-( ) idade exata

c-( ) profissão

d-( ) renda familiar

e-( ) altura, em cm

d-( ) número de empresas distribuídos por cidade

e-( ) número de empresas distribuídas por bairro de uma determinada cidade.

2. Uma empresa quer testar a eficácia de uma nova goma de mascar para ajudar as pessoas a pararem de fumar. Identifique um problema em potencial com o planejamento experimental dado e sugira uma maneira de melhorá-lo.

Caso 1) A empresa identifica dez adultos que são fumantes há bastante tempo. Cinco deles recebem a nova goma de mascar e os outros cinco recebem um placebo. Depois de dois meses, eles são avaliados e descobre-se que os cinco sujeitos que estão usando a nova goma pararam de fumar.

Caso 2) A empresa identifica mil adultos que são fumantes há bastante tempo. Eles são divididos em blocos de acordo com o gênero. As mulheres recebem a nova goma de mascar e os homens recebem o placebo. Depois de dois meses, o grupo de mulheres tinham um número significante de sujeitos que pararam de fumar.

3. Usando as informações acima, suponha que a empresa identifique 240 adultos fumantes. Eles são designados aleatoriamente para estar no grupo de tratamento ou de controle (que não recebem nada). Cada sujeito também recebe um DVD sobre os perigos do cigarro. Depois de quatro meses, a maioria dos sujeitos no grupo de tratamento parou de fumar.

a) Identifique um problema em potencial com o planejamento experimental.

b) Como o planejamento poderia ser melhorado?

4. Foram publicados recentemente, trabalhos relatando o uso de fungos como controle biológico de mosquitos transmissores da malária. Observou-se o percentual de sobrevivência dos mosquitos Anopheles sp. após exposição ou não a superfícies cobertas com fungos sabidamente pesticidas, ao longo de duas semanas. Os dados obtidos estão presentes no gráfico abaixo.

No grupo exposto aos fungos, o período em que houve 50% de sobrevivência ocorreu entre os dias:

a) 2 e 4

b) 4 e 6

c) 6 e 8

d) 8 e 10

e) 10 e 12

5. Quando um reservatório de água é agredido ambientalmente por poluição de origem doméstica ou industrial, uma rápida providência é fundamental para diminuir os danos ecológicos. Como o monitoramento constante dessas águas demanda aparelhos caros e testes demorados, cientistas têm se utilizado de biodetectores, como peixes que são colocados em gaiolas dentro da água, podendo ser observados periodicamente. Para testar a resistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com