TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção

Tese: Manutenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Tese  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Manutenção enxuta (lean maintenance)

Nas décadas de sessenta a oitenta, a indústria Norte Americana (Estados Unidos da América) verificou um decréscimo das suas vendas devido ao desenvolvimento de países provenientes do continente Asiático, como o Japão, colocando um fim no conceito que existia até a década de sessenta, o trade-off custo/a qualidade, não se pode ter um produto de qualidade superior com um custo inferior. As empresas Japonesas para se afirmarem no mercado mundial tiveram de investir em vários sectores, tais como: a formação de trabalhadores para resolverem problemas em conjunto com os colegas; terem trabalhadores mais cumpridores das suas funções, existir uma excelente comunicação interna desde a gestão de topo até aos trabalhadores; melhorar a organização no planejamento da produção . A partir dos anos oitenta os conceitos como a melhoria continua em que o (Kaizen) é uma via, o Just-in-Time (JIT) e a manutenção produtiva total (TPM) começaram a chegar aos Estados Unidos da América propagando-se depois pelo resto do mundo. A afirmação destes conceitos e ferramentas deu origem a um novo modelo de produção, conhecida como produção magra aplicada no Sistema de Produção da Toyota (TPS), tornando-se uma mais-valia para as empresas que conseguiram implementá-la.

Conceito

Manutenção enxuta é baseada na aplicação dos princípios lean em ambientes de manutenção. Esses princípios não devem ser limitados a operações da empresa, pois todos os departamentos de uma companhia podem se beneficiar da aplicação dos princípios lean, garantindo redução de custos, maior qualidade e melhor serviço e entrega.

Na manutenção enxuta, a confiabilidade dos sistemas e processos produtivos é um fator crítico, porque, com o surgimento de falhas imprevistas, o tempo de inatividade do equipamento elimina a capacidade dos sistemas produtivos, gerando prejuízos e paralisações desnecessárias. Algumas ferramentas lean que melhoram as funções de manutenção incluem:

Manutenção Produtiva Total (TPM), Manutenção Centrada em Confiabilidade ou MCC, Programa 5S, Melhorias Kaizen e Manutenção e grupo de engenharia de confiabilidade.

TPM fundamento do Lean Maintenance

Manutenção Produtiva Total é o fundamento da manutenção enxuta. É uma iniciativa para otimizar a confiabilidade e a eficácia dos sistemas de produção. TPM é baseada em trabalho de equipe, pró-atividade na manutenção e envolve todos os níveis e funções na organização, desde altos executivos até o chão de fábrica. A TPM aborda todo o ciclo de vida da produção, incluindo a eliminação de todos os acidentes, defeitos e avarias.

MANUTENÇÃO MODERNA

A atividade de manutenção precisa deixar de ser apenas eficiente para se tornar eficaz; ou seja, não basta, apenas, reparar o equipamento ou instalação tão rápido quanto possível, e, sim, manter o equipamento em operação, evitar a sua falha. Esta é a grande mudança de paradigma. É comum encontrarmos, ainda, indicadores de manutenção que medem apenas sua eficiência, e isto é muito pouco para uma empresa moderna. Precisamos medir a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com