TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquinas De Fluxo

Casos: Maquinas De Fluxo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  3.225 Palavras (13 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 13

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO IV

INTITUTO POLITÉCNICO – UNA

Engenharia Mecânica

2° Ciclo - 4° Semestre

Professor orientador: Toshizaemon Noce

Diogo Messias Moreira, Djonatan Ribeiro de Souza, Douglas Marcos Oliveira, Geraldo Diniz, José Carlos Mesquita, Osvane Aparecido do Amaral, Pedro Guimarães e Vagner Norberto

Resumo

Com o intuito de proporcionar aos alunos de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica um trabalho Interdisciplinar dirigido que vivencie uma experiência enriquecedora o Centro Universitário UNA por meio do seu corpo docente, incentivou o desenvolvimento do nosso Trabalho Interdisciplinar Dirigido com o tema referente a Controle Estatístico de Processos Industriais.

O objetivo desse artigo é realizar um estudo da produção de tijolos em uma indústria de produtos cerâmicos localizada no município de Esmeraldas-MG, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo.

Mais precisamente, nosso objetivo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares.

Com os dados obtidos em nosso estudo, procuramos desenvolver um Trabalho Interdisciplinar envolvendo as disciplinas lecionadas no semestre.

Como proposta inicial, fizemos visitas técnicas na fábrica para colhermos algumas amostras da produção realizadas em diversos dias, e apresentamos aos professores para que os mesmos nos auxiliasse na elaboração das pesquisas que foram feitas em comunhão do grupo.

Palavras Chaves: Produção, Viabilidade, Processo.

1. Introdução

O tijolo é um produto cerâmico avermelhado, geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil. É considerado um dos principais materiais construtivos, assim como a alvenaria de tijolos é uma das técnicas mais difundidas na construção popular. O tijolo é originalmente fabricado com argila de cor avermelhada, podendo ser maciço ou furado.

A forma de um tijolo é, normalmente, um prisma retangular. Os dois planos maiores são chamados base, os dois planos laterais são os lados, e os outros dois, os mais pequenos, são as faces. Geralmente o comprimento da base é duas vezes maior que o comprimento da face.

O tijolo a vista, que será citado em nosso trabalho, é um tijolo aparente, ou seja, que fica exposto. É amplamente utilizado em contruções como por exemplo casas de campo, churrasqueiras, etc. Requer cuidados especiais, tem que ser fabricado em forno a lenha e muito bem queimado para ficar mais resistente ao calor e umidade.

O Controle Estatístico da Produção consiste em analisar com os dados obitidos, as dimensões e o peso, para sugerirmos melhorias ou novas implantações no processo de fabricação dos produtos. Alem dos testes de compressão que que serão feitos para analisarmos sua resistência.

CASA FEITA COM TIJOLOS A VISTA

2. Revisão Bibliográfica

De acordo com o site Wikipédia, os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em Çayönü, no sudeste da Anatólia, na Turquia. Em descobertas mais recentes, foram encontrados tijolos de 7000 e 6395 a.C., em Jericó e em Çatalhüyük, respectivamente. A partir de dados recolhidos nestas e outras descobertas arqueológicas, foi concluído que os tijolos cozidos (em detrimento dos tijolos secos ao sol), foram inventados no terceiro milénio antes do nascimento de Cristo, no Médio Oriente.

Os tijolos foram uma inovação tecnológica importante, pois permitiram erguer edifício resistentes à temperatura e à humidade, numa altura em que o Homem deixou de ser nómada, passando a ter a necessidade de possuir construções resistentes e duráveis. Por volta do ano de 1200 a.C., o fabrico de tijolos generalizou-se na Europa e na Ásia.

A Revolução Industrial trouxe a produção em massa de tijolos. As pequenas oficinas que produziam tijolos desapareceram para dar lugar a grandes fábricas, com fornos enormes, que tornavam a produção de tijolos mais rápida e barata. O uso do tijolo foi generalizado por toda a Europa apareciam novas fábricas que precisavam de ser erguidas e a indústria dos tijolos expandiu-se largamente.

O processo de fabricação do tijolo a vista, pode a partir de argila, argila xistosa, silicato de cálcio ou cimento;a argila é a matéria mais comum. Em 2007, foi inventada uma nova forma de fazer tijolos tendo como base cinzas volantes.

Depois da argila ser extraída, normalmente do fundo de um rio próximo ao local de fabricação, esta passa por uma fase de apodrecimento ou purificação; nesta fase, o objetivo é livrar a argila de impurezas e substâncias estranhas.

Logo após, a argila é preparada, amassada com água e triturada em uma maquina conhecida como picador, ou, ainda, é amassada e aglutinada por tração animal.

Segue a argila por uma esteira ou transportada por tração animal/humana a fase de modelação, em que a argila é moldada em paralelepípedos, através de cilindros e ferramentas de corte.

Depois da argila ser moldada, ela é posta para secar no sol por um período de 1 a 2 dias, e, para finalizar, os blocos de argila são cozidos em fornos que usam como combustivel lenha, pó de serragem, lixo corporativo, lixo de gráficas, tendo seu tempo médio de cosimento em torno de 3 dias. Após o cosimento, os tijolos são postos para secar por ação do tempo ou por ventiladores industriais e, logo após, lançados ao comércio e uso.

A norma NBR 7170/1983, fixa as condições exigíveis no processo de fabricação, dimensionamento, tolerância de fabricação peso, área bruta, inspeção, aceitação e rejeição no tijolo a vista.

A norma NBR 6460/1983, prescreve o método para verificação da resistência de compressão em tijolos maciços cerâmicos para alvenaria, especificado na NBR 7170.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com