TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marineide

Dissertações: Marineide. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina “Comportamento Organizacional”, do 1º semestre dos Cursos de Administração, visando o aprendizado de forma pratica.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo o aprendizado e aplicação do conteúdo e conhecimentos, adquiridos durante as aulas da disciplina de Comportamento Organizacional referente ao 1º. Semestre do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, sendo analisados de forma critica todos os fatores envolvidos na disciplina e atendendo ao que está sendo solicitado nas ETAPAS 1, 2, 3 e 4 do ATPS.

Entenderemos Comportamento organizacional como a área da administração que estrutura uma organização, visando alcançar os melhores índices possíveis de eficiência, ou seja, buscando a melhor forma de atender clientes e seus colaboradores, seus clientes internos.

Veremos também que não menos importante atenta-se também a eficácia que é tão simplesmente a base da vida econômica da empresa, pois se consegue custos melhores, trabalhando de maneira ideal, sempre com foco no material humano e seu comportamento e nas inovações de mercado.

CAPITULO 1

Comportamento Organizacional – Definição

É uma área da administração que trabalha o material humano, ou seja, as pessoas. Dessa forma geral busca entender o individuo como parte integrante de uma organização analisando seu comportamento, suas atitudes e seus relacionamentos a partir

dessas informações, passa a desenvolvê-lo pra que o mesmo possa colaborar com os resultados da organização de forma positiva, superando expectativas.

Pontos fortes trabalhados: a liderança, gestão, trabalho em equipe, inovação e motivação.

Stephen P. Robbins

“É um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”.

Derek S. Pugh

“Comportamento Organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento de grupos e indivíduos dentro delas”.

Com base nestes dois conceitos, chegamos à conclusão de que, o Comportamento Organizacional vai muito além do fato de que esta área da administração preocupa-se apenas com o sucesso que uma empresa venha a ter.

Não que não seja importante para a organização. Pelo contrário, mas dentro deste sistema complexo de sucesso das organizações está o material humano, sem o qual, as organizações não funcionam.

E é sobre este item que o Comportamento Organizacional volta sua atenção, criando um ambiente de trabalho em que as pessoas tenham poder de decisão para inovação e se sintam motivadas. Assim elas não vão apenas apresentar o resultado esperado, mas sim ir além deles.

Sistema Aberto:

Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. A empresa para ser vista como um ‘sistema aberto’, implica em ações transparentes, dos seus negócios nas suas

operações cotidianas de entradas, processamentos e saídas e respectivos relacionamentos (input/throughput/output).

Face às mudanças e evolução dos tempos as pessoas estão exigindo mais das empresas, facilidade de flexibilização, dinamismo, capacidade de gestão situacional, planejamento, competência estratégica de seus processos e sistemas, tornando-os abertos.

Sistema Fechado:

O conceito de “Sistema Fechado” segue a ideia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental, não se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência.

CAPITULO 2

A pesquisa sobre conceito de inovação foi realizada com diversas pessoas de vários setores e idades de uma empresa onde trabalho no setor de varejo.

1. -E a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

2. -Consiste em uma inovação de tecnologia relacionada ao mercado, modelos de negócios, processos e métodos organizacionais. Implantar as invenções produtos e ideias revolucionaria dentro de uma empresa ou órgão público, incentivando funcionários para melhor desenvolvimento do trabalho dentro da

empresa.

3. -Consiste em criar, elaborar novas ideias, visando obter lucro e expandir o negócio.

4. -É aprimorar as ideias já postas em pratica de forma a se produzir produtos mais tecnologicamente corretos.

5. -Consiste na utilização de novas ideias, explorando novas formas para melhor atender o mercado e sua demanda, com mais qualidade e eficiência, garantindo melhores resultados.

6. -Criar ideias e colocá-las em prática antes que outros o façam.

7. -Consiste em inventar algo que nunca antes tenha sido realizado. Como uma ideia, um produto.

8. -Buscar sempre a excelência, explorar novos campos e novas ideias, e sempre buscar o foco nos resultados.

9. -Consiste em encontrar novos caminhos, para estar se atualizando e inovando seus meios de trabalho.

10. -Consiste em modificar o que já existi e transformá-la em algo mais eficiente.

11. -Conceito de inovação significa resultados, criar novas tecnologias, materiais, produtos ou processo.

12. -É um novo conceito de fazer algo já existente em algo melhor inovar.

13. -A inovação é muito boa para todos, principalmente na parte tecnológica e nas empresas, pois fica tudo mais fácil e mais atualizado.

14. -Inovação é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com