TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Martim Cererê

Por:   •  7/3/2017  •  Artigo  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

AED de fevereiro: Epidauro e Itakuá

Itakuá- O Centro Cultural Martim Cererê é um espaço cultural que se relaciona com o Programa de Defesa e Preservação da Memória Histórica, Artística e Arquitetônica de Goiás por seus objetivos e singularidades, além das gigantes caixas d’água que abastecem a cidade de Goiânia. Posteriormente, esteve associado, por longo tempo, à repressão e aos horrores de um regime de opressão. Essas mesmas caixas d’água se transformaram em teatro, inaugurando, em outubro de 1988, o Centro Cultural pela Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, sob o governo de Henrique Santillo com ajuda do poeta, e seu secretário, Kleber Adorno, e seu primeiro diretor, Marcos Fayad. O nome Martim Cererê vem do livro de Cassiano Ricardo, escritor modernista brasileiro do movimento verde-amarelo, que fala de nossa gente, de nossas origens mais profundas e de toda a saga do povo brasileiro. O espaço é composto por três teatros e um bar, todos com nome em xavante: Yguá e Pyguá significam, respectivamente, “lugar de guardar água” e “caverna de água”, Ytakuá, que significa “buraco na pedra”, é o teatro de arena e Karuhá, “lugar de comer”, é o bar. Gustavo Veiga foi o arquiteto responsável pelo projeto que transformou os antigos reservatórios em teatros.

[pic 1]             [pic 2]

                        Figura 01: Teatro Yguá                                                        Figura 02: Bar Karuhá  

[pic 3]               [pic 4]

                      Figura 03: Teatro Pyguá                                      Figura 04: Teatro Ytakuá (arena)

[pic 5]   

                                                                                                               Figura 05: Teatro Ytakuá

Epidauro - Localizado na região do Peloponeso na Grécia, o teatro de Epidauro (latim: Epidaurus) sobrevive ao tempo. Construído na primeira metade do século IV a.c, pelo escultor e arquiteto grego Policleto, o Teatro de Epidauro se caracteriza pela notável acústica, que permite que um simples e discreto estalo com os lábios ou um pequeno suspiro seja ouvido até a última de suas vinte fileiras. Os estudiosos atribuem ao formato semicircular e anfiteatral do teatro de Epidauro essa excelente acústica. O Teatro é divido em partes: a orquestra, uma área circular e plana, circundada por uma faixa estreita de mármore, onde se realizavam as danças e o coro e, por trás dela, o palco, onde, atualmente, só restam as fundações. O chão é de terra batida e, no seu meio, há um altar.

[pic 6]    [pic 7]

         Figura 06: Estrutura teatro Epidauro                                                Figura 07: Teatro Epidauro

 Semelhanças e Diferenças do Teatro Helenístico (Epidauro, Grécia) e Teatro de Arena (Itakuá, Martim Cererê – Goiânia)

O Teatro Epidauro possui a orquestra de ambos os lados, uma área circular, plana e central para apresentações, por trás dela temos o palco. O chão é de terra batida e, no seu meio, há um altar.

O Teatro Itakuá possui orquestra, área de apresentações semicircular, por trás espaço cênico, de troca de figurino. Não possui altar central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (477.4 Kb)   docx (520.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com