TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira Etapa 1

Trabalho Universitário: Matematica Financeira Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

Atps Matemática Financeira

*Capitalização Simples;

No regime de capitalização simples os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de caçulo dos juros, na modalidade de juros simples, a base de caçulo é sempre o valor atual ou valor presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV).

O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta, ficando indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total, o regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo, nos países no com situação inversa, esta forma é recomendada para ser usada para aplicações de curto prazo.

A capitalização simples representa o inicio do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira começam com a capitalização simples. (Kuhnen, 2008) .

*Juros Simples;

Neste regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial aplicado.

Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes, os juros não são capitalizados e consequentemente não rendem juros, assim apenas o principal é que rende juros.

*Capitalização Composta;

Neste regime os juros produzidos em um período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o( juros sobre juros), esta capitalização composta tem característica por ser uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica.

O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é chamado de (período de capitalização), se a capitalização for mensal, significa que cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte.

Indica-se que quando utilizado o regime de capitalização composta, se use a chamada taxa equivalente, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o (n) isto é número de períodos, represente sempre o número de períodos de capitalização.

*Juros Compostos;

Este regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro, assim sendo o mais útil para cálculos de problemas do cotidiano, os juros gerados em todos os períodos são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte, falando matematicamente, isto é conhecido por cálculo exponencial de juros.

Diferença entre os dois regimes são os juros intermediários, no regime simples os juros intermediários são apenas créditos devidos ao interessado, no regime composto os juros intermediários são agregados ao principal para os cálculos dos juros de períodos futuros, determinando mudança na base de cálculo.

*Calculadora HP 12C;

Esta calculadora HP 12 C é uma ótima ferramenta programável utilizada na realização de cálculos financeiros, a disposição de todos os interessados em agregrar valores aos seus conhecimentos, visando enfrentar a competitividade interna ou externa a que estão sujeitos no seu cotidiano, a matemática financeira tem suas aplicações dentro das empresas, em sua diversas áreas e devido á velocidade com que a informação está atingindo a todas as pessoas vai se tornando uma ferramenta indispensável a todos aqueles que convivem nas empresas.

A calculadora HP 12C mostra de uma maneira simples, como tirar melhor proveito dessa poderosa ferramenta.

*Cálculos realizados;

Caso A

Na época em que Marcelo e Ana se casaram, algumas dívidas impensadas foram contraídas. Deslumbrados pelo seu grande dia usaram de forma impulsiva recursos de amigos e créditos pré-aprovados disponibilizados pelo banco em que mantinham uma conta corrente conjunta há mais de cinco anos. O vestido de noiva de Ana bem como o terno e os sapatos de Marcelo foram pagos em doze vezes de R$ 256,25 sem juros no cartão de crédito. O Buffet contratado cobrou R$ 10.586,00, sendo que 25% deste valor deveriam ser pago no ato da contratação do serviço, e o valor restante deveria ser pago um mês após a contratação. Na época, o casal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com