TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matheuszk

Exames: Matheuszk. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

ENXOFRE

O enxofre é fundamental na molécula de insulina. Supõe-se que a maior função do enxofre esteja no metabolismo dos carboidratos, onde sua regulação é importante em pessoas hiperglicêmico e diabético.

A importância do enxofre em nossa nutrição e constituição de nosso organismo não é muito conhecida pela população em geral, mesmo assim, o enxofre está presente em todas as células do nosso organismo, principalmente na pelas unhas e cabelos.

FÓSFORO

O fósforo tem interação com outros diversos nutrientes auxiliando-os a desempenharem suas funções, como por exemplo, ativar as vitaminas do complexo B, permitindo que elas exerçam seus efeitos benéficos. Também forma compostos com outras substâncias, como as gorduras. Eles se ligam formando os fosfolipídios que têm funções estruturais e metabólicas em todo o organismo (OLIVEIRA, 2007).

Além disso, sem este mineral, o corpo humano não conseguiria converter nutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras em energia, pois ele é necessário para formar uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP) que atua como fornecedora de energia vital para todas as células do organismo (ARAÚJO et al, 2001).

Este mineral possui outros benefícios. Ele atua em processos orgânicos como contração muscular, transmissão de impulsos nervosos do cérebro para o corpo e secreção de hormônios. Sendo assim, o fósforo melhoraria o desempenho físico e combateria a fadiga. Além disso, o fósforo é essencial para manter o PH do sangue e para produzir DNA e RNA, elementos do genoma (ARAÚJO et al, 2001).

Forma ossos e dentes; participa da transferência de energia e da molécula dos ácidos nucléicos. Alimentos: Carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, feijões e ervilhas.

ÁLCOOIS

São compostos orgânicos contendo um ou mais grupos hidroxilas (-OH) ligados diretamente a carbonos saturados (carbonos com hibridação sp3 - apresentam apenas ligações covalentes simples).

fórmula geral.

ACIDO

Ácido é toda substância que em água produz o cátion H+.

Quando um ácido entra em contato com a água, ele se ioniza e libera H+.

Exemplos:

HCl + H2O → H+ + Cl-

HF + H2O → H+ + F-

H2SO4 → H+ + SO2

Identifica-se um ácido com a presença de um H+ no lado esquerdo da fórmula.

As principais características dos ácidos são:

- sabor azedo (em geral tóxicos e corrosivos);

- conduzem eletricidade em solução aquosa (em água);

- mudam a cor de certas substâncias (indicadores ácido-base, que são substâncias orgânicas);

- reagem com base formando sal e água.

Utilidade

- Ácido sulfúrico (H2SO4) – produto químico mais utilizado na indústria, por isso o consumo de ácido sulfúrico mede o desenvolvimento industrial de um país. É corrosivo e muito solúvel em água. É usado em baterias de automóveis, na produção de fertilizantes, compostos orgânicos, na limpeza de metais e ligas metálicas (aço).

- Ácido clorídrico (HCl) – é um dos componentes do suco gástrico do nosso estômago. O HCl puro é um gás muito corrosivo e tóxico. O HCl em solução aquosa é sufocante e corrosivo. É usado na limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejo. O ácido muriático é o ácido clorídrico impuro.

- Ácido fluorídrico (HF) – é utilizado para a produção de alumínio, corrosão de vidros (em automóveis), decoração em objetos de vidro. É altamente corrosivo para a pele.

- Ácido nítrico (HNO3) – ácido tóxico e corrosivo. Utilizado na produção de fertilizantes e de compostos orgânicos.

SAIS

Quando formadas por compostos iônicos com cátion diferente de H+ e um ânion diferente de (OH)-, as substâncias são classificadas como sais, que podem ser obtidos pela união de ácidos e bases. Como exemplo, citamos o sal de cozinha (NaCl),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com