TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber E O Estado Racional Moderno

Ensaios: Max Weber E O Estado Racional Moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 3

Weber e o Estado Racional Moderno

O sociólogo Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia que esta fundamentada e baseada na ciência compreensiva, que visa compreender a ação do indivíduo na sociedade. Suas diretrizes estão voltadas para o positivismo de Augusto Comte e o marxismo de Karl Marx ambos sociólogos

Max Weber nasceu em 1864 e morreu em 1920 é considerado um pensador moderno pois seu idealismo reflete nos dias atuais ,seus conceitos básicos compreendem de modo geral o comportamento mutuo do individuo na sociedade, sua forma de interação, seu objeto de estudo é a ação social, aquela que tem uma ação da sociedade, intenção de chamar a atenção para aquele processo social, ou seja, para aquele conflito.

Para Weber o Estado Racional Moderno precisa entender e compreender o individuo, suas intenções e motivações ( mobilizações civis ). Ele classifica a "ação social " em quatro tipos: "ação racional orientada a fins", "ação racional orientada a valores", "ação afetiva" ou baseada em emoções, e " ação tradicional" ou baseada em hábitos e costumes.

No Estado Moderno Transformado, a "ação racional orientada a fins" são movimentos que eclodiram nos quatro cantos do país, chamando a atenção do poder público para as questões sociais existentes. Esses movimentos e organizações lutam por uma sociedade igualitária, nessa ação há um ajuntamento de diversas classes sociais sobre a orientação de um ou mais líderes.

Podemos citar como exemplo, o inicio das manifestações no Brasil em 2013, onde o povo não contente com o aumento da tarifa de ônibus, foram para as ruas reivindicar seus direitos, com faixas, cartazes, dentre estas as frases: "Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil" e " O gigante acordou”, que virou um grito de guerra ( um grito de luta de classes), com a intenção de invocar a população.

“Vem, vamos embora, que esperar não é saber,

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” ( Geraldo Vandré – Pra não dizer que não falei das flores).

Os movimentos sociais voltados para a "ação racional orientada a valores" tem por finalidade formar seres pensantes que buscam informações, lutam pelos seus ideais. Essa ação esta voltada para o engajamento de lutas de classe, Weber vê nisso a informatização sobre o contato social que é a base da vida social, um momento de interação entre os indivíduos, onde os mesmos tem direitos e deveres que devem ser cumpridos.

Segundo ele a "ação afetiva" ou baseada em emoções, são estas com grande repercussão e clamor público, que pode ser tanto de comoção nacional quanto internacional, aonde os olhos do mundo estão voltados para aquele fato social.

Assim como as outras ações citadas Weber descreve a "ação tradicional" ou baseada em hábitos e costumes, como um movimento que tem a intenção de chamar a atenção do poder público, voltada sempre para a questão social, questão social esta que visa a luta de classes para uma sociedade mais justa.

“Que tem por objetivo, lutar pela reforma agrária, por terras e lutar por uma sociedade mais justa e fraterna” ( Movimento dos sem terra – Quem Somos, disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com