TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mec Dos Fluidos

Pesquisas Acadêmicas: Mec Dos Fluidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Entende-se como fluido de uma forma bem simples e resumida substancia liquidas e gases.

O ramo da Física que estuda o comportamento de substâncias fluidas em condições de repouso ou de movimento é denominado de Mecânica dos Fluidos.

Nesta atividade pratica supervisionada estudaremos um pouco sobre o conceito de Pascal, no qual nos ajudará a montar e entender o funcionamento do braço hidráulico utilizando seringas.

DEFINIÇÃO E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS.

A compressibilidade é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuídas, tendo seu volume diminuído. É também este termo a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos. Em termos habituais, a compressibilidade dos líquidos é quase nula. Variações simultâneas da pressão e do volume de um gás em temperatura constante implicam na sua compressibilidade.

Em mecânica dos fluidos, compressibilidade é uma medida da relativa mudança de volume de um fluido ou sólido como uma resposta a uma pressão (significativa alteração de tensão).

A viscosidade pode ser definido como propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Concluímos que, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta.

Elasticidade é o ramo da física que estuda o comportamento de corpos materiais que se deformam ao serem submetidos a ações externas (forças devidas ao contato com outros corpos, ação gravitacional agindo sobre sua massa, etc.), retornando à sua forma original quando a ação externa é removida.

Até certo limite, dependente do material e temperatura, as tensões aplicadas são aproximadamente proporcionais às deformações. A constante de proporcionalidade entre elas é chamado módulo de elasticidade ou módulo de Young. Quanto maior esse módulo, maior a tensão necessária para o mesmo grau de deformação, e, portanto mais rígido é o material. A relação linear entre essas grandezas é conhecida como lei de Hooke.

A elasticidade linear, entretanto, é uma aproximação; os materiais reais exibem algum grau de comportamento não linear.

A teoria da elasticidade estuda de forma rigorosa a determinação das tensões, deformações e da relação entre elas para um sólido tridimensional.

Na construção mecânica, principalmente na aviação, onde não se pode abusar do recurso de superdimensionar os elementos estruturais para aumentar sua resistência, (o avião ficaria desnecessariamente pesado e, portanto antieconômico), o cálculo preciso é fundamental. Como as formas muitas vezes são complexas e difíceis de equacionar matematicamente, a solução é o uso da aproximação pelo método dos elementos finitos. Com o crescente poder de computação, esse método passou a ser largamente utilizado pela indústria a partir do final do século XX.

Para entendermos o porque do uso de seringas vamos entender um pouco sobre o conceito Pascal. Para o melhor entendimento iremos ver um pouco de quem era Pascal e como ele ajudou com o seu conceito.

Pascal nasceu em 19 de junho de 1623, Blaise Pascal na vida adulta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com