TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Mecanica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 5

 Etapa 3

Passo 4 (Equipe)

Listar e analisar subsídios necessários para o desenvolvimento do seminário para a próxima etapa, tais como materiais que são confeccionados, vantagens e desvantagem nos modelos de associação entre engrenagens e/ou rodas dentadas.

Feito a pesquisa podemos iniciar o projeto de como sera feito nosse seminário.

Explicaremos

 Engrenagens planetárias ou trens de engrenagens como também são conhecidos.

 Como são feitas as engrenagens e materiais utilizados.

 Engrenagens Planetárias

Engrenagens planetárias são elementos mecânicos formados pela engrenagem solar (central), engrenagens satélites que giram em torno dela (planetárias), engrenagem anelar onde os planetários se engrenam e um eixo de suporte. Seu objetivo é atuar como caixa de redução, transformando a alta velocidade do motor em um alto torque para a operação da máquina. As engrenagens planetárias, também são usadas em automóveis, onde as relações de transmissão são precisas com um torque suave. Elas também são empregadas nas indústrias, para controlar alguns tipos de movimentos, como: turbinas eólicas, bicicletas, helicópteros, máquinas pesadas, motores elétricos e alimentadores de papel. Na comparação com outras engrenagens elas possuem algumas vantagens, dentre elas, podemos citar que são mais compactas, leves, permitem altas reduções de velocidade, etc. Por outro lado, possui um projeto complexo, necessitam de altas cargas e é bastante inacessível. Em 1895 Balzar desenvolve um veículo com transmissão por engrenamento constante, a transmissão por engrenamento constante é a que se usa normalmente, neste tipo de transmissão as engrenagens estão constantemente engrenadas, de forma que as trocas de marcha ocorrem pelo acoplamento ou não de cada engrenagem ao seu respectivo eixo. Até então as transmissões ocorriam por deslocamento de engrenagens, dificultando em muito a troca de marcha como veículo em movimento. A marcha ré de muitos carros atuais ainda é engrenada por deslocamento de engrenagem.

As transmissões planetárias são sistemas de transmissão de alta complexidade cinemática e de difícil visualização. Devido à analogia com o sistema solar, o trem epicicloidal é frequentemente chamado de trem planetário ou trem de engrenagens planetárias ou, simplesmente, de TEP. Em virtude disso, a engrenagem central é chamada de solar e as engrenagens que giram em torno dela são chamadas de planetárias ou satélites ou, simplesmente, planetas. Quase sempre se utiliza também, uma engrenagem de dentes internos em torno do TEP, onde os planetários também se engrenam. Esta é chamada de engrenagem, anelar, semelhante a um anel. O elemento que suporta o eixo móvel dos planetas e que pivota em torno do eixo principal do TEP, é chamado de suporte ou braço. As engrenagens são consideradas os músculos de qualquer transmissão automotiva, seja ela manual ou automática. São utilizadas para transferir torque e força e podem promover mudanças de velocidade e direção no veículo. Os jogos de engrenagens planetárias são utilizados como meio básico de transferência ou multiplicação de torque do motor. São denominados assim por causa da disposição física de três engrenagens, que geralmente formam um jogo planetário.

 Como são feitas as engrenagens e materiais utilizados.

Para a construção de uma engrenagem cilíndrica de dente reto é necessário considerar alguns dados.:

Número de dentes (Z)

Diâmetro externo (de)

Módulo (m)

Diâmetro primitivo (dp)

Diâmetro interno (di)

Altura do dente (h)

Altura da cabeça (a)

Altura do pé do dente (b)

Passo (p)

Encontramos as fórmulas no link abaixo. http://www.clubedaeletronica.com.br/Mecanica/Calculo%20tecnico%20TC-2000/aula12.pdf

Materiais usados na construção de engrenagens (aços).

1020 – O AÇO 1020 é utilizado em componentes mecânicos de uso como engrenagens, eixos, virabrequins, eixo-comando, pinos guia, anéis de engrenagens, colunas, catracas, capas.

1045 – O AÇO 1045 é utilizado na fabrica;’ao de componentes de uso geral onde seja necessária uma resistência mecânica superior aos aços baixo carbono convencionais. Aplicado principalmente em eixos em geral, pinos, cilindros, ferrolho, parafusos, grampos, braçadeiras, pinças, pregos, coluna, entre outros.

4140 - O AÇO 4140 é utilizado em componentes para sistema mecânico de uso em geral onde o uso do aço 1045 não se aplica por consequência de sua melhor capacidade de endurecimento em maiores seções transversais, resistência à fadiga e à fratura. Utilizados em rolamentos, cilindros, engrenagens, eixos hidráulicos, eixos furados, anéis, porcas e parafusos, tirantes, etc.

4320 – O AÇO é utilizado em componentes para sistemas mecânicos onde se necessita uma homogeneidade de dureza ao longo da seção transversal em pequenas ou grandes seções. Por seu menor teor de carbono as durezas são menores se comparas as dos aços com 0,40%. Suas principais aplicações são: eixos, engrenagens, capas de rolamento, engrenagens planetárias, pinhões, colunas, coroas, mangas e cilindros.

4340 – O AÇO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com