TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Aplicada

Trabalho Escolar: Mecanica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

2.3. Justificativa sobre a necessidade das trocas de marchas.

A troca de marcha é a mudança de relação entre engrenagens para que a força que está sendo gerado no motor seja transmitida para as rodas e estas que estão em contato com o solo gerem o deslocamento do veículo devido ao atrito com o solo.

Levando em consideração que um automóvel está em repouso, e para que a mesma saia desta condição ha a necessidade de um torque maior para que isso seja possível. E isso pode ser percebido quando se tenta sair com um automóvel em quinta marcha. A essa relação que se cria, o numero de rotações se eleva para que seja gerado torque suficiente para a retirada do veículo da inércia, e esse aumento de rotação aumenta também o desgaste das peças, devido ao atrito, e o aumento de combustível.

A relação da engrenagem da primeira e da segunda marcha com a engrenagem que está no eixo do motor é de aproximadamente 2,30:1, para a primeira, e de 1,60:1, para a segunda, onde o torque é de fundamental importância. Logo o veículo esteja em movimento se faz necessário que essa relação entre as engrenagens seja alterada para que se tenha um melhor aproveitamento da força gerada no motor. E por esse motivo a relação entre a engrenagem do eixo do motor com as engrenagens das demais marchas vai diminuindo até o ponto onde a engrenagem do sistema de transmissão seja menor que a do eixo do motor, vista na relação da quinta marcha que é de aproximadamente 0,92:1.

Dessa forma se estará fazendo um melhor uso de todo o sistema para o desenvolvimento de velocidade, tendo em vista que se estivesse ainda em segunda marcha o carro estaria sendo desacelerado, pois estaria sendo usado o chamado freio motor.

2.4. Relatório

Durante o estudo sobre as engrenagens pode se perceber a importância do entendimento e da utilização de cada tipo de sistema transmissivo, pois o emprego do sistema certo é fundamental, pois assim como há a necessidade de se imprimir maior velocidade para um automóvel também se faz necessário à redução da velocidade para o uso de uma esteira que será responsável por locomover um determinado produto. Também foi possível identificar o motivo do formato de cada tipo de engrenagem levando-se em consideração a sua forma de transferência da força, visto que somente a transferência de força em eixos paralelos não supriria a necessidade. E o resultado quando do casamento de engrenagens de tamanhos diferenciados para a transferência de forças.

Quando do emprego destas engrenagens na construção do sistema transmissivo de um carro, pode se perceber a importância da relação entre as engrenagens e como é o funcionamento do conjunto de engrenagens utilizado num mecanismo de troca de marchas, embora o mecanismo de troca automática necessite de um estudo mais aprofundado devido à utilização do conversor de torque, e de como o processo de troca de marchas e de fundamental importância para que se tenha o uso adequado do motor em situações de diferentes respostas.

Além da utilização de engrenagens em um mecanismo de troca de marchas, pode se perceber também a importância deste mecanismo para o restante do sistema transmissivo, pois sem o conjunto de engrenagens cónicas do diferencial a força não poderia ser transferida para as rodas no caso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com