TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Aplicada

Exames: Mecanica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  6.158 Palavras (25 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

DISCIPLINA: MECÂNICA APLICADA

(MECÂNICA DOS SÓLIDOS)

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Integrantes:

Alex Sandro Dutra RA: 4844923170

Benedito Romano RA: 4488911493

José Antonio Manzato RA: 3710619374

Renan Pinheiro Barros RA: 6407248112

Serafim Francisco Nassula RA: 4664906267

Wagner Luiz Daré RA: 4486875160

Disciplina: Mecânica Aplicada.

Professor: Ricardo Barakat.

Bauru, 10 de maio de 2014.

SUMÁRIO

DESAFIO. 3

OBJETIVO DO DESAFIO. 3

ETAPA 1. 3

PASSO 1. 3

PASSO 2. 7

PASSO 3. 9

PASSO 4. 11

ETAPA 2 13

PASSO 1. 14

PASSO 2. 14

PASSO 3. 16

PASSO 4. 17

RELATÓRIO 1. 17

ETAPA 3. 18

PASSO 1. 18

PASSO 2. 19

PASSO 3. 19

PASSO 4. 19

ETAPA 4 20

PASSO 1. 20

PASSO 2. 23

PASSO 3. 23

PASSO 4. 25

RELATÓRIO 2 25

BIBLIOGRÁFIA:..........................................................................................................30

DESAFIO.

Você e sua equipe são responsáveis pelo aperfeiçoamento e a capacitação de um setor de funcionários de uma empresa que produz engrenagens. Dentro de suas atribuições de engenheiros, vocês deverão explanar em detalhes o funcionamento das engrenagens utilizadas nas transmissões de veículos automotores produzidos por essa empresa, utilizando peças, ilustrações ou até mesmo réplicas e maquetes e seminário didático que possam veicular o conhecimento direcional aos funcionários sobre o assunto.

OBJETIVO DO DESAFIO.

Explanar, num seminário, sobre o funcionamento das transmissões de movimentos circulares nos veículos automotores, conduzir conceitos sobre o tema, e dinamizar a compreensão sobre as aplicações e aos diversos tipos de transmissões existentes.

ETAPA 1.

Aula-tema: Cinemática dos corpos rígidos.

Esta atividade é importante para que o grupo possa compreender sobre os aspectos da cinemática circular aplicada, principalmente das engrenagens de veículos automotores.

PASSO 1.

Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem. (Reservar o conteúdo obtido para finalizar o primeiro relatório que será solicitado na Etapa 2).

Engrenagens

Engrenagens são usadas para transmitir torque e velocidade angular em diversas aplicações. Existem várias opções de engrenagens de acordo com o uso a qual ela se destina.

Engrenagens cilíndrica de dentes retos;

A mais comum das engrenagens e de menor custo, usada em transmissão que requer mudança de posição das engrenagens em serviço, é fácil de engatar. Muito usada em transmissões de baixa rotação, por causa do elevado nível de ruído.

http://www.google.com.br/imagens

Engrenagens cônicas;

Tem a função de transmitir movimento entre eixos interceptantes, é empregada em árvores que se acoplam, cujo o ângulo de intersecção é geralmente 90°. Sua aplicação é em baixas velocidades, por que muda a rotação e a direção da força.

http://www.google.com.br/imagens

Engrenagens hipóides;

A principal aplicação de uma engrenagem hipóide está na unidade diferencial de um veículo de rodas. É um tipo de engrenagem cônica espiral em que o eixo não faz interseção com o eixo da engrenagem tipo pinhão, onde o eixo de transmissão deve estar em um ângulo direito com as rodas. Os dentes helicoidais produzem menos vibração do que uma engrenagem com dentes retos. Quando substituídas, devem ser substituídos sempre em pares, como são produzidas.

http://www.google.com.br/imagens

Engrenagens helicoidais;

Engrenagens helicoidais, são construídas com dentes que não são alinhados com a direção axial dos elementos de transmissão. São utilizadas quando é necessário construir reduções que ocupem menor espaço axial e que gerem menor ruído. A largura efetiva dos dentes é maior do que a de engrenagens cilíndricas de dentes retos, outra característica importante é o engrenamento gradual dos dentes, este engate gradual faz as engrenagens helicoidais operarem mais suave e silenciosamente, por isso as engrenagens helicoidais são usadas na maioria das transmissões de carros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com